• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2005.tde-29112011-122639
Document
Auteur
Nom complet
Raquel Diaz Degenszajn
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Reis, Alberto Olavo Advincula (Président)
Alvarenga, Augusta Thereza de
Grisi, Sandra Josefina Ferraz Ellero
Titre en portugais
Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica
Mots-clés en portugais
Ensino em Pediatria
Residência Médica em Pediatria
Saúde Mental da Criança
Subjetividade
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho consiste na descrição e análise das avaliações realizadas por residentes da atividade de ensino Saúde Mental da criança, ocorridas durante o estágio de Pediatria Comunitária no Centro de Saúde-Escola do Butantã, no primeiro ano de Residência Médica em Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Para contextualizar a experiência em questão, foi construído um percurso histórico a fim de delimitar a conformação das áreas da saúde da criança Puericultura, Pediatria e Saúde Mental da criança no campo da Saúde Pública. Problematizou-se a noção de subjetividade da criança como ponto central do trabalho desenvolvido com os residentes ao questionar sua importância para a formação do pediatra. A investigação foi realizada a partir de 58 textos produzidos pelos residentes no final do estágio, como avaliação. Os conteúdos foram trabalhados com base na análise de discurso. O trabalho de análise permitiu demonstrar a relevância da reflexão sobre o papel e a prática profissional e o despertar do interesse por um campo pouco explorado durante a graduação e a residência, que contribui significativamente para o atendimento integral da criança, preconizada pela instituição em foco
Titre en anglais
Pediatrics and children' s mental health: an experiment on teaching at the medical internship
Mots-clés en anglais
Children' s Mental Health
Pediatrics' Internship
Pediatrics' Teaching
Subjectivity
Resumé en anglais
This paper describes and analyzes the internists´ evaluation of the teaching programme on Children´s Mental Health as part of the discipline of Community Pediatrics given at the Butantã Public Health Center during the first year of internship on Pediatrics at the Medical School of the São Paulo University. To give a proper context to the experiment, the author describes the historical process that helped to define the present situation of the disciplines involved with children´s health Puericulture, Pediatrics and Children´s Mental Health inside the larger field of Public Health. The concept of the child´s subjectivity is presented as the central point of the work with the internists and its´importance to their medical formation is discussed at length. This analysis is based on 58 texts written by the internists at the end of their period as part of their final exams. The texts´ contents were studied by means of discourse analysis. This work demonstrates the relevance of the reflection about the professional role and practice and the growing interest on a field most unexplored through graduation and internship´s years, with significant contributions to the global care of the children as postulated by the institute
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
RaquelDegenszajn.pdf (1.03 Mbytes)
Date de Publication
2011-12-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.