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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.6.2012.tde-30052012-152037
Document
Auteur
Nom complet
Geraldo Pereira da Silva Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Adorno, Rubens de Camargo Ferreira (Président)
Alvarenga, Augusta Thereza de
Betini, Giliana
Jimenez, Luciene
Schor, Néia
Titre en portugais
O negócio do "prazer remunerado" nos discursos de garotos que fazem programa
Mots-clés en portugais
Garotos de Programa
Hierarquias Sexuais
Masculinidades
Prazer Remunerado
Prostituição
Saúde Pública
Resumé en portugais
Ao abordar o tema mercado sexual, destacamos a prática da prostituição como uma das principais maneiras de se inserir e atuar nesse universo. No presente trabalho voltamos o olhar para a prostituição de rua praticada por garotos de programa, com o intuito de entender e revelar subjetividades presentes nesse contexto, uma vez que, no campo da Saúde Pública, esse tema geralmente culmina em um viés epidemiológico, voltado para os riscos que correm de contraírem doenças sexualmente transmissíveis. Com base nas referidas pesquisas, programas de Saúde Pública, na maioria das vezes, planejam e executam ações que entendemos como engessamento social e de saúde. Nesse sentido, contribuímos trazendo novas informações sobre o tema, oriundas da pesquisa realizada no período de 2010-2011, junto a garotos de programa da região de Osasco, Grande São Paulo/SP. Metodologicamente, contamos com contribuições de pesquisas etnográficas, destacando-se a observação-participante, o diário de campo, as entrevistas itinerantes e em profundidade. Ao longo da pesquisa emergiram categorias de análise como sexualidades, hierarquias sexuais e masculinidades. Referências de autores como Gayle Rubin, Michael Foucault e Nestor Perlongher foram fundamentais para a aproximação teórico-metodológica. Consideramos que, comparativamente ao cenário no qual estavam inseridos os garotos de programa que atuavam em São Paulo entre as décadas de 70 e 80, surgiram novos códigos e novas categorias de atuação, cujas práticas não necessariamente são interpretadas como prostituição. Nesse sentido, esses garotos não se identificam inseridos em um mercado sexual e elegem o prazer remunerado como uma nova categoria para justificar suas vivências que se dão entre a clandestinidade, as práticas homossexuais e a afirmação da masculinidade. Por último, apresentamos também suas diversidades, especificidades e enfatizamos as inúmeras violências às quais estão expostos em suas práticas sexuais e comerciais
Titre en anglais
The business of "paid-pleasure" in the speeches of boys who make the program
Mots-clés en anglais
Lover Boys
Masculinities
Paid Pleasure
Prostitution
Public Health
Sexual Hierarchies
Resumé en anglais
To discuss about sex market, we focus on the prostitution practice as the primary way of enter and work in this universe. In this present study we look at the street prostitution practiced by lover boys with the intention of understand and reveal subjectivities present in this context, since, in the field of public health, this subject usually leads to an epidemiological bias, facing the risks of contracting sexually transmitted diseases. Based on these cited researches, public health programs often plan and develop actions that we understand as a social and health immobilization. In order to contribute about the subject we bring new information in this research performed with lover boys from Osasco São Paulo/SP, between 2010-2011. Methodologically we have ethnographic research contributions, especially dynamic observation, field notes, itinerant and deep interviews. Some categories of analysis arose during the study as sexuality, sexual hierarchies and masculinities. Contributions of authors: Gayle Rubin, Michael Foucault and Nestor Perlongher were fundamental to the theoretical and methodological approach. We believe that compared to the lover boys who worked in São Paulo between 70s and 80s came up new codes and new categories of performance that are not necessarily interpreted as prostitution. In this sense, they do not identify themselves inserted into a sex market and choose the paid-pleasure as a new category to justify their experiences that takes place between the clandestinity, homosexual practices and the masculinity assertion. Finally, there are their diversities, specificities and countless violence which are involved during their sexual and commercial practices
 
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ClaraCavalcante.pdf (2.24 Mbytes)
Date de Publication
2012-06-12
 
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