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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2018.tde-01122015-122224
Documento
Autor
Nome completo
Jéssica Rodrigues de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Gambardella, Ana Maria Dianezi (Presidente)
Falcão, Marcia Thereza Couto
Marucci, Maria de Fátima Nunes
Santos, Lígia Amparo da Silva
Scagliusi, Fernanda Baeza
Título em português
Promoção da alimentação adequada e saudável na escola: limites e possibilidades de uma proposta educacional
Palavras-chave em português
Adolescente
Educação Alimentar e Nutricional
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde Escolar
Resumo em português
Introdução: As práticas alimentares são resultantes de decisões, conscientes ou não, relacionadas à cultura alimentar de sua região, à tradição alimentar de seu convívio social e às transformações decorridas do acesso à informação científica e popular. Neste sentido, torna-se fundamental estimular a autonomia dos indivíduos para que realizem escolhas alimentares adequadas e saudáveis, o que demanda um consciente processo educativo. Nesse propósito, a educação alimentar e nutricional desempenha função estratégica na promoção de hábitos saudáveis. Objetivo: Propor e avaliar o efeito de uma intervenção nutricional educativa, com base na metodologia da problematização, para a promoção de alimentação saudável em estudantes dos 6os anos de uma escola municipal de São José dos Campos (SP). Métodos: Realizou-se um estudo de intervenção com duração de 6 meses. O estudo desenvolveu-se em três etapas distintas: diagnóstico, intervenção e avaliação. Na fase de intervenção foi proposto um programa educativo com 8 atividades práticas com a finalidade de ampliar o conhecimento, habilidades e atitudes positivas entre os adolescentes em relação a alimentação saudável por meio da pedagogia da problematização. Para avaliar os efeitos da intervenção, foram coletados dados antropométricos, de práticas alimentares e qualitativos por meio de avaliação antropométrica, questionário semi-estruturado e grupos focais, nas etapas de diagnóstico e avaliação. A interpretação e análise dos dados qualitativos baseou-se no método da análise de conteúdo. Resultados: As atividades de intervenção foram construídas com base nas questões identificadas nos grupos focais pré-intervenção, referentes às crenças e conhecimentos, comportamentos, percepções e barreiras para uma alimentação saudável. Ao final da intervenção, os alunos elaboraram um jornal educativo sobre alimentação e nutrição que foi distribuído em toda a comunidade escolar. As modificações identificadas foram a ampliação do conhecimento nutricional e a intenção de mudanças positivas na alimentação como o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes e redução do consumo de doces e demais industrializados. Conclusões: A intervenção mostrou-se eficaz na ampliação do conhecimento sobre alimentação e nutrição e os alunos demonstraram a intenção de realizar mudanças em relação às práticas alimentares inadequadas.
Título em inglês
Healthy eating promotion at school: limits and possibilities of an educational proposal
Palavras-chave em inglês
Food and Nutrition Education
Health Education
Health Promotion
School Health
Teenager
Resumo em inglês
Introduction: Eating habits are the result of decisions, conscious or not, linked to regional food culture, to the food traditions and the changes resulting from the access to scientific and popular information. For this reason, it is fundamental to foster autonomy of individuals to make healthier food choices, which demands an educational process. In this way, food and nutritional education plays a strategic role on promoting healthy eating habits. Objective: To suggest and evaluate the effectiveness of a nutrition education intervention, to promote healthy eating among 6th grade students from a public school in São José dos Campos (SP-Brazil). Methods: An intervention study with 6 months duration conducted in three stages: diagnosis, intervention and evaluation. In the intervention stage, an educational program was proposed with 8 practical activities in order to increase knowledge, abilities and positive attitudes among teenagers towards healthy eating through Freire's problematization pedagogy. Anthropometric, eating behavior and qualitative data were collected in order to assess the effectiveness of the intervention, through anthropometric measurements, semi-structured questionnaire and focus group, at the stage of diagnosis and evaluation. The interpretation and analysis of qualitative data was done based on the method of content analysis. Results: The intervention activities based on issues identified in the pre-intervention focus groups, about beliefs and knowledge, behaviors, perceptions and barriers to healthy eating. At the end of the intervention, an educational journal developed by students about food and nutrition was distributed throughout the school community. The identified changes are the expansion of nutritional knowledge and intent of positive changes in diet with increased consumption of fruits and vegetables, and reduced consumption of junk food. Conclusions: The intervention was effective in improving knowledge about food and nutrition and the students have an intention to make changes in relation to inappropriate eating behaviors.
 
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Data de Publicação
2018-01-17
 
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