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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2016.tde-18092015-134840
Documento
Autor
Nombre completo
Erika Christiane Toassa da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Philippi, Sonia Tucunduva (Presidente)
Aquino, Rita de Cássia de
Leal, Greisse Viero da Silva
Marchioni, Dirce Maria Lobo
Martini, Ligia Araujo
Título en portugués
Hábitos saudáveis, Meninas Saudáveis": estratégia de intervenção em alimentação saudável e refeições em família de adolescentes de escolas técnicas
Palabras clave en portugués
Adolescentes
Consumo Alimentar
Intervenção
Refeições em Família
Resumen en portugués
Introdução Refeições em família (RF) são consideradas como refeições em que a família se senta junto e concentra sua atenção na experiência comum de aproveitar a refeição, preferencialmente, tendo uma conversação ao mesmo tempo. A alimentação em família desempenha importante papel para aquisição de bons hábitos alimentares. Objetivos - Identificar os fatores que contribuem para a prática de refeições em família, o impacto das mesmas no consumo alimentar e avaliar se a intervenção com múltiplos componentes promoveu mudanças nos hábitos alimentares de adolescentes e no ambiente das refeições em família. Métodos O projeto Hábitos Saudáveis, Meninas Saudáveis Brasil é um ensaio comunitário, randomizado e controlado, com 253 adolescentes do sexo feminino de escolas técnicas de São Paulo. Avalia estratégias de mudanças de comportamentos. Foi estruturado com base na Teoria Social Cognitiva e utilizados múltiplos componentes tais como materiais instrucionais, seminários, oficinas culinárias, envio de mensagens pelo WhatsApp®. Resultados As adolescentes realizavam em média 5,04±ep0,20 RF por semana, a prática de RF regulares foi associado: a atividade física vigorosa ativa (p=0,009), a preparação de refeição conjunta com a família (p=0,024), a oferta de legumes nas refeições (p=0,037) e entre outros a escolha de alimentos com menor teor de gordura (p<0,001). Foram enviadas 26 mensagens motivadoras, que promoveram 503 interações. Conclusões - A prática de RF regulares sofre forte influência do ambiente, e após a intervenção houve alteração na dinâmica das refeições e melhoria no consumo de frutas, legumes e verduras. Expor as adolescentes a diferentes metodologias com abordagem social e cognitiva, foi importante, principalmente, para produzir a mudança de ação.
Título en inglés
Healthy Habits, Healthy Girls: intervention strategies in healthy eating and family meals for adolescents attending technical schools.
Palabras clave en inglés
Adolescents
Dietary Intake
Family Meals
Intervention
Resumen en inglés
Introduction Family meals (FM) are considered meals that family are together and focus their attention in a common experience to turn the meal, in special, making a conversation at the same time. Family meals have an important role in the acquision of adequate eating habits. Objective Identify factors that contribute for family meal practices, their impact in dietary intake and assess the intervention with multiple components that promoted changes in eating habits in adolescents and family environment meals. Methods The Healthy Habits, Healthy Girls Brazil is a randomized controlled trial with 253 adolescent girls from technical schools of São Paulo. It was bases on the Social Cognitive Theory and used multiple components such as instructional materials, seminars and nutrition workshops, Whatsapp® messages. Results Adolescents realized on average 5.04±er0.20 FM per week, the practice for regular FM were associated to vigorous physical activity (p=0.024), availability of vegetables during meals (p=0.037) and among others the choices for foods reduced in fats (p<0.001). 26 motivational messages were sent, and promoted 503 interactions. Conclusions - Regular FM presents a great influence on the environment, and after the intervention there was a change on meals and enhanced intake of fruits and vegetables. Exposure the girls to different methodologies with social cognitive approaches, was important, specially, for promoting action chances.
 
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Fecha de Publicación
2016-01-07
 
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