• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2017.tde-24072017-184839
Documento
Autor
Nombre completo
Marcos Alberto Stanischesk Molnar
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Pereira, Paulo Cesar Xavier (Presidente)
Deboni, José Eduardo Zindel
Ferrara, Luciana Nicolau
Machado, Reinaldo Paul Pérez
Título en portugués
Educação Ambiental e serviços urbanos: uso de aplicativos digitais para a gestão do verde urbano no município de São Paulo
Palabras clave en portugués
Aplicativos Móveis
Áreas Verdes Urbanas
Educação Ambiental
Gestão Participativa
Sustentabilidade
Tecnologias Sociais
Resumen en portugués
O metabolismo entre homem e natureza tem sido diretamente impactado em nossa sociedade para fomentar o desenvolvimento capitalista e a racionalidade econômica atual. Nesse contexto, as áreas verdes no meio urbano, cada vez mais, têm dado lugar a novas paisagens que refletem a lógica acumulativa do sistema, sem que se leve em conta o impacto que tais mudanças podem causar no ambiente. Além de muitos benefícios para a saúde humana, tais áreas promovem melhoria da qualidade de vida para a população no que diz respeito ao lazer, ao embelezamento paisagístico e ao microclima. No município de São Paulo, a desvalorização do verde pode ser notada pelo decréscimo das áreas remanescentes, em especial da arborização urbana, e pela manutenção realizada pela gestão pública de forma ineficiente. Dadas a dimensão ainda expressiva da arborização e a falta de recursos (entre outros problemas), a gestão participativa, por meio da população e de tecnologias sociais como agentes de apoio ao Estado para a gestão dessas áreas, pode ser uma saída e uma ferramenta de apoio à proposta de Novo Metabolismo. Esta baseia-se no conceito de saber ambiental, proveniente da Educação Ambiental, para a preparação dos munícipes
Título en inglés
Environmental education and urban services: use of digital applications for urban green management in the city of São Paulo
Palabras clave en inglés
Environmental Education
Mobile Applications
Participative Management
Social Technologies
Sustainability
Urban Green Areas
Resumen en inglés
Metabolism between Man and Nature has been directly impacted in our society to foster capitalist development and current economic rationality. In this context, the green areas surrounded by urban environment, more and more, has been given rise to new landscapes that reflect a cumulative logic of the system, without thinking about the impact that such changes can cause to the environment. In addition to many benefits to human health, such areas promote improvement of the quality of life for a population in terms of leisure, landscape beautification and microclimate. In the municipality of São Paulo, the devaluation of the green can be noticed by the decrease of the remaining areas, especially urban afforestation, and by the inefficient maintenance management carried out by the public administration. Given the still significant size of afforestation and the lack of resources (among other problems), the participative management, through population and social technologies as agents of State support for the management of these areas, it can be a way out and a support tool to the New Metabolism proposal. This is based on the concept of environmental wisdom, coming from the environmental education, for preparation of citizens
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-10-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.