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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.61.2006.tde-14112006-111118
Documento
Autor
Nombre completo
Rosana Ribeiro Manoel
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2006
Director
Tribunal
Freitas, Jose Alberto de Souza (Presidente)
Feniman, Mariza Ribeiro
Motti, Telma Flores Genaro
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim
Saes, Sandra de Oliveira
Título en portugués
O comportamento auditivo do aluno com fissura labiopalatina: o julgamento do professor
Palabras clave en portugués
deficiência auditiva
fissura palatina
Transtorno da percepção auditiva
Resumen en portugués
Objetivo: Verificar o comportamento auditivo de crianças com fissura labiopalatina operadas, por meio do julgamento realizado pelos professores, observando as crianças nas condições de escuta no silêncio, em situação ideal, presença de múltiplos estímulos, de ruído, quando solicitados a recordar a informação ouvida e, em longo período de escuta. Modelo: Aplicação do questionário CHAPPS contendo seis condições/funções de escuta: em ambiente silencioso, no ruído, quando é requerido lembrar a informação ouvida (memória auditiva/seqüência) e, em longos períodos de escuta (atenção auditiva). Local de execução: O questionário foi enviado via correio para famílias de todo o Brasil, cuja criança tivesse fissura labiopalatina transforame unilateral esquerda do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo - HRAC-USP/Bauru. Participantes: Duzentos e vinte e quatro professores de crianças com fissura labiopalatina transforame unilateral esquerda responderam ao questionário. Avaliação: Foi solicitado ao professor julgar o comportamento do aluno nas seis condições de escuta comparando esta criança com outra da mesma idade e similar condição. Resultados: Dos 224 questionários analisandos, 105 (46,87%) crianças apresentaram resultados com mais dificuldade principalmente nas condições de ruído, memória/seqüência auditiva e atenção auditiva. Conclusão: As crianças com fissura labiopalatina demonstraram dificuldade em mais de uma condição de escuta. O comportamento auditivo das crianças amostradas foi correlacionado com as diferentes condições de escuta, sendo o ruído, quando solicitado a recordar a informação ouvida (memória auditiva) e durante longo período de escuta (atenção auditiva), as condições de mais dificuldades.
Título en inglés
Hearing behavior of the student with a cleft lip and palate: The assessment of the teacher
Palabras clave en inglés
cleft lip and palate
hearing deficiency
Hearing perception disturbances
Resumen en inglés
Objective: To assess hearing behavior of children with an operated cleft lip and palate, through an assessment performed by the teacher, observing children in hearing conditions of silence, in an ideal situation, in the presence of multiple stimulations, when required to remember heard information and, in a long hearing time period. Model: Application of CHAPPS questionnaire containing six hearing conditions/functions: in a silent environment, in noise, when it is required to remember heard information (hearing memory/sequence) and, in long hearing time periods (hearing attention). Performance place: Questionnaires were mailed to families all around Brazil, that had a child with a unilateral left transforamen cleft lip and palate registered at Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies of University of São Paulo (HRAC-USP). Participants: Two hundred and twenty-four teachers of children with a unilateral left transforamen cleft lip and palate answered to the questionnaire. Assessment: It was asked to the teacher to assess student’s behavior in the six hearing conditions, comparing this child to another one of the same age and similar condition. Results: From the 224 assessed questionnaires, 105 (46.87%) children showed results of more difficulty, especially in noise conditions, memory/hearing sequence and hearing attention. Conclusion: Children with a cleft lip and palate showed difficulties in more than one hearing condition. Hearing behavior of sample children was correlated to the different hearing conditions, noise, when required to remember heard information (hearing memory) and during a long hearing time period (hearing attention), being the conditions that showed more difficulties.
 
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TESEROSANA.pdf (701.84 Kbytes)
Fecha de Publicación
2006-12-20
 
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