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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.61.2008.tde-03112008-115227
Documento
Autor
Nome completo
Luís Gustavo Ducati
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2008
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Adriano Yacubian (Presidente)
Bueno, Maria Rita dos Santos e Passos
Vitto, Luciana Paula Maximino de
Título em português
Análise dos fatores relacionados ao desenvolvimento neuropsicológico e à aquisição de linguagem em pacientes com síndrome de Crouzon
Palavras-chave em português
Disostose craniofacial
linguagem
neuropsicologia
qualidade de vida
Resumo em português
Objetivo: Avaliar quais fatores são relevantes no desenvolvimento neuropsicológico e de linguagem em pacientes portadores da Síndrome de Crouzon. Modelo: Estudo transversal em pacientes com Síndrome de Crouzon com diagnóstico estabelecido por genética clinica, submetidos a protocolo de avaliação multidisciplinar (avaliação clínica, social, neuropsicológica, fonoaudiológica e neurorradiológica). Local: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo (HRAC-USP), Bauru. Pacientes: Foram selecionados 10 pacientes que preencheram todos os critérios de inclusão. Todos os pacientes eram acompanhados no Ambulatório de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP, e foram submetidos a avaliação clínica, perfil sócio-econômico, avaliação neuropsicológica, avaliação fonoaudiológica, questionário de qualidade de vida familiar e ressonância magnética encefálica. Resultados: Houve correlação estatisticamente significante entre o desenvolvimento neuropsicológico e o diagnóstico fonoaudiológico (p=0,003). Entretanto, fatores como a realização de cirurgia craniana, alterações encontradas em neuroimagem, aspectos sócio-econômicos e qualidade de vida familiar não influenciaram no desenvolvimento neuropsicológico e de linguagem. Em relação à qualidade de vida, houve predomínio do fator 2 (pessimismo) do questionário de recursos e estresse simplificado. Conclusões: Na amostra estudada, existiu correlação entre o desenvolvimento neuropsicológico e de linguagem.
Título em inglês
Evaluation of factors related to neuropsychological development and language acquisition in patients with Crouzon syndrome
Palavras-chave em inglês
Craniofacial dysostosis
language
neuropsychology
quality of life
Resumo em inglês
Objective: To evaluate relevant factors to the neuropsychological development and language acquisition in patients with Crouzon syndrome. Model: Transversal study of patients with Crouzon syndrome diagnosed by clinical genetics examination, who underwent a multidisciplinary team assessment (craniofacial, socioeconomic, neuroradiological, neuropsychological and language evaluations). Setting: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo (HRAC-USP), Bauru. Participants: Ten patients with Crouzon syndrome accompanied by the craniofacial surgery team of the HRAC-USP, who fulfilled all the inclusion criteria, and underwent clinical, socioeconomic, neuropsychological, language, quality of life and neuroradiological (brain magnetic resonance imaging) assessments. Results: Neuropsychological development and language performance had a statistically significant correlation (p=0,003). However, variables as craniofacial surgery, neuroimaging abnormalities, socioeconomic and quality of life findings did not show any relationship with either neuropsychological or language development. Regarding to quality of life, there was a higher prevalence of pessimism (factor II of the short form of the questionnaire on resources and stress). Conclusions: In the present study, we found a correlation between neuropsychological development and language acquisition.
 
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Data de Publicação
2009-02-17
 
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