• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.7.2008.tde-16042008-131719
Document
Auteur
Nom complet
Elide Leyla Martinez Moscatello
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Takahashi, Regina Toshie (Président)
Bueno, Sonia Maria Villela
Prado, Claudia
Titre en portugais
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas
Mots-clés en portugais
Educação
Enfermagem
Enfermeiro tutor
Ensino
Tutoria
Resumé en portugais
Este estudo foi realizado com dezesseis enfermeiros de um Hospital de especialidades Oncológicas, da cidade de São Paulo, teve como principal objetivo, caracterizar a vivência do ser tutor através do relato do enfermeiro na sua experiência de trabalho. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo as seguintes perguntas: relate a sua vivência como enfermeiro tutor através da experiência de trabalho e caracterize na sua vivência o ser tutor. Os discursos foram coletados e analisados qualitativamente sendo utilizada a técnica de análise de conteúdo segundo o referencial de Bardin. Ao analisar as respostas dos enfermeiros obtidos na pesquisa, foi possível extrair os aspectos considerados significativos categorizando-os em ajuda ao tutelado, aproximação entre tutor e tutelado, tempo para a tutoria e a percepção do tutor com relação a sua atuação. A pesquisa possibilitou evidenciar a experiência de vida do ser tutor e as suas características. A ajuda e a aproximação foram elementos importantes na promoção do ensino e desenvolvimento da capacitação técnica do tutelado pelo tutor. O tempo foi um fator que dificultou esta atividade devido às atividades desenvolvidas pelo enfermeiro, porém, para ele a sua atuação neste processo foi uma experiência satisfatória que refletirá na sua vida profissional de modo a promover, sempre, uma melhor assistência à saúde. Na busca do desenvolvimento das habilidades e competências da equipe de enfermagem, o enfermeiro reforçou o seu papel de educador no processo de tutoria, proporcionando assim, condições de uma melhor prática técnica por parte dos seus tutelados
Titre en anglais
The experience of a mentor nurse in an oncology hospital
Mots-clés en anglais
Education
Mentor nurse
Mentoring
Nursing
Teaching
Resumé en anglais
This study was carried out with sixteen nurses of a n oncology hospital located in São Paulo and aimed at characterizing the experience of the mentor through the report of nurses in their work experience. To gather data we used a tool consisting of the following questions: "Report your experience as a mentor nurse through your work experience" and "Characterize the mentor nurse according to your experience". Responses were collected and analysed qualitatively using the Bardin content analysis technique. When analysing the responses obtained in the survey, aspects which were considered significant were extracted, giving rise to the following categories: help to the mentored, proximity between mentor and mentored, time for mentoring, and mentor's perception of his/her role. The study provided an opportunity to focus on the life experience of the mentor and his/her characteristics. Help and proximity were important elements in promoting education and development of technical capabilities of the mentored by the mentor. Time restraints hampered the study, due to the tasks performed by the nurse. However, participating in this process was considered a rewarding experience, having an impact in his/her professional life, promoting better health care. In order to develop the skills and competences of the nursing team, the nurse stressed his/her role as an educator in the mentoring process, providing the setting for improving the technical performance of his/her mentored
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Elide_Moscatello.pdf (838.14 Kbytes)
Date de Publication
2008-04-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.