• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2007.tde-11062007-152734
Documento
Autor
Nombre completo
Carla Cristiane Paz Felix
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Miyadahira, Ana Maria Kazue (Presidente)
Graziano, Kazuko Uchikawa
Whitaker, Iveth Yamaguchi
Título en portugués
Avaliação da técnica de lavagem das mãos executada por alunos do curso de graduação em enfermagem
Palabras clave en portugués
Controle de infecção
Ensino superior
Estudantes de enfermagem
Lavagem de mãos
Resumen en portugués
A lavagem das mãos é reconhecida como uma das medidas mais importantes para prevenir as Infecções Hospitalares. Este estudo teve como objetivo comparar a execução e verificar a adesão aos passos da técnica de lavagem das mãos por alunos dos 2º, 3º e 4º anos de um Curso de Graduação em Enfermagem. A amostra constituiu-se de 113 alunos que estavam cumprindo estágio em instituições de saúde do município de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de observação direta para a qual foi utilizado um instrumento em forma de “check-list" com os passos da técnica de lavagem das mãos, conforme recomendação do Ministério da Saúde do Brasil. Os resultados foram estatisticamente trabalhados, permitindo constatar que: a) os alunos dos 2º e dos 3º anos obtiveram melhor desempenho na execução da técnica de lavagem das mãos, com diferença estatisticamente significante, quando comparados ao 4º ano nos passos da técnica: “retirou jóias", “esfregou palma com dorso", “esfregou espaços interdigitais", “esfregou polegar" e “esfregou unhas". Apenas no item “fechou a torneira com papel toalha" o 4º ano apresentou-se melhor que os 2º e 3º anos; b) a adesão aos passos da técnica de lavagem das mãos dos alunos de todos os anos do curso foi muito baixa, pois na metade dos passos que compõe a técnica, os alunos apresentaram adesão menor que 50%; c) A porcentagem de alunos que executou TODOS OS PASSOS da técnica de lavagem das mãos CORRETAMENTE foi muito baixa, apenas 8,8%. Concluiu-se que os alunos do 4º ano obtiveram o pior desempenho e adesão muito baixa em quase todos os passos da técnica de lavagem das mãos, quando comparados aos dos 2º e 3º anos
Título en inglés
Handwashing, Higher education, Infection control, Nursing students
Palabras clave en inglés
Evaluation of the hands-washing technique held by students from the nursing graduation course
Resumen en inglés
Handwashing is known as one of the most important measures in preventing hospital-acquired Infections. This study had the objective of comparing the performance and verifying the adhesion of students from the 2nd, 3rd and 4th years of the Graduation nursing course to the steps of this technique. The sample was made of 113 students who were under the internship program in health institutions in the city of Sao Paulo. The data were collected through unobtrusive observation based on an instrument in a check-list form with all the steps of the hands-washing technique, as suggested by the Brazilian Health Ministry. The results were statistically treated showing that: a) the students from the 2nd and 3rd years had better results in the execution of the handwashing technique, with a significant statistical difference, when compared to the students from the 4th year considering the steps: “jewelry-removing", “rubbed the palm of the hand with its back", "rubbed spaces between fingers", “rubbed thumb" and “rubbed nails". Considering the item “closing the faucet with a paper towel" the students from the 4th year were better than the ones from the second and third years; b) the students from all years of graduation the 2nd, 3rd and 4th years showed low adhesion to the hands-washing technique steps, once they presented the adhesion to less than 50% of the steps; c) The percentage of students who performed ALL THE STEPS of the handwashing technique CORRECTLY was very low, only 8.8%. It was concluded that the students from the 4th years in almost all had the worst performance and the lowest adhesion to the hands-washing technique when compared to the students from the 2nd and 3rd years
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Carla_Felix.pdf (770.50 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-07-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.