• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2006.tde-18102006-164629
Document
Auteur
Nom complet
Noely Cibeli dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Meneghin, Paolo (Président)
Leite, Rita de Cássia Burgos de Oliveira
Watanabe, Helena Akemi Wada
Titre en portugais
Crenças dos alunos de graduação em enfermagem sobre o cuidar do idoso.
Mots-clés en portugais
Comportamento
Enfermagem geriátrica-gerontológica
Ensino em enfermagem
Resumé en portugais
O aumento da população mundial de idosos aponta para a necessidade de adaptações, entre elas a formação de profissionais que estejam preparados para atuarem nesse novo contexto. Este estudo de cunho qualitativo, realizado junto a alunos de graduação em enfermagem, teve como objetivo identificar as crenças gerais, pessoais e normativas dos entrevistados quanto ao cuidar do idoso e a influência do currículo na construção das crenças, utilizando como referencial teórico a Teoria da Ação Racional (Theory of Reasoned Action - TRA). A pesquisa foi realizada na Universidade Cidade de São Paulo com dezoito alunos que já haviam iniciado uma abordagem sobre o envelhecimento e o cuidar do idoso. A coleta de dados se deu através de entrevistas semi-estruturadas e para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, que possibilitou evidenciar crenças positivas e negativas que foram agrupadas em três Unidades Temáticas Centrais estabelecidas a priori, dentro dos pressupostos da TRA: Crenças de Atitude, Crenças Normativas e Crenças Gerais. Nas crenças de Atitude destacaram-se as Categorias Temáticas Centrais: Crenças Afetivas, Vantagens, Desvantagens e Influência do conhecimento adquirido. Nas crenças Normativas foram evidenciados Referentes sociais e Fatores que estimulam ou desestimulam o cuidar do idoso. Dentre as crenças gerais destacamos: Crenças sobre os requisitos para cuidar do idoso, Crenças sobre habilidades e competências para cuidar do idoso, Preparo durante a faculdade e Percepção sobre cuidar do idoso. Estes resultados deixam perceber que a forma pela qual levamos o conhecimento e proporcionamos experiências aos alunos pode ter uma relação direta na consolidação, ampliação ou substituição de suas crenças, com influência marcante na sua assistência atual e principalmente futura, quando já será um profissional. Assim, este estudo nos permite a reflexão sobre a forma de ensinar e a influência que as crenças formadas poderão ter na ação do futuro profissional, sendo que para tanto necessitamos voltar o nosso olhar para a prática docente, e para qual enfermagem queremos ensinar.
Titre en anglais
Beliefs of undergraduate nursing students on caring the elderly.
Mots-clés en anglais
Behavior
Geriatric-gerontologist nursing
Nursing teaching
Resumé en anglais
The increase of the elderly population in the world points to a need of adaptations, among them the professionals' background to be prepared to act in this new context. This qualitative study, made with nursing undergraduate students, aimed to identify the respondents' general, personal and normative beliefs regarding to the elderly care and the influence of the curriculum to build their beliefs, using the Theory of Reasoned Action (TRA) as the theoretical referential. The research was made at the University of Sao Paulo City with eighteen students who had already started an approach to aging and the elderly care. Data collection was made through semi-structured interviews and for data analysis it was used the content analysis technique, which made it possible to evidence negative and positive beliefs that were grouped in three Central Theme Units previously established, according to the TRA premises: Behavioral Beliefs, Normative Beliefs and General Beliefs. In Behavioral Beliefs we can emphasize the Central Theme Categories: Affective Beliefs, Advantages, Disadvantages and Influence of the knowledge acquired. In Normative Beliefs it was evidenced Social References and Factors that stimulate or discourage the elderly care. Among General Beliefs we stand out: Beliefs on the requirements for caring the elderly, Beliefs on the skills and competences for caring the elderly, preparation in college and perception on caring the elderly. These results reveal that the way in which we bring knowledge and provide experiences for the students can have a straight connection to the consolidation, enlargement or substitution of their beliefs, with a strong influence in their present and mainly future care, when they will be professionals. Thus, this study allows us to reflect on the way of teaching and the influence of formed beliefs may have on the future professional's acting, that is to say that we need to look at the teaching staff practice and for what kind of nursing we want to teach.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Noely_Cibeli.pdf (696.30 Kbytes)
Date de Publication
2006-11-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.