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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2010.tde-23122010-092931
Documento
Autor
Nome completo
Lívia Ortiz Reiniger
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Costa, Ana Lucia Siqueira (Presidente)
Grazziano, Eliane da Silva
Sousa, Regina Marcia Cardoso de
Título em português
Caracterização da gravidade das vítimas de acidente de transporte atendidos em uma unidade de Centro Cirúrgico
Palavras-chave em português
Enfermagem Perioperatória
Ferimentos e Lesões
Índices de Gravidade do Trauma
Traumatismos Múltiplos
Resumo em português
O trauma hoje é considerado a epidemia do século XXI, representando a principal causa de morte nas primeiras quatro décadas de vida. Na pesquisa atual, foram consideradas para análise as vítimas de traumas decorrentes de acidentes de transporte por considerar a relevância do tema no cenário da saúde nacional e internacional. Os objetivos foram: caracterizar a gravidade das vítimas de acidentes de transporte que foram atendidas em uma unidade de Centro Cirúrgico de um Hospital de referência no atendimento ao trauma no Município de São Paulo; caracterizar a amostra do estudo quanto aos dados sociodemográficos, tipo de colisão e atendimento pré-hospitalar; descrever a gravidade da lesão, segundo a região corpórea pelo score AIS e MAIS; descrever a gravidade global das vítimas, segundo o score ISS; caracterizar as condições clínicas das vítimas nos períodos pré, trans e pós-operatórios, verificar a relação existente entre os dados sociodemográficos, tipo de colisão, atendimento pré-hospitalar, os escores AIS, MAIS, ISS, as características clínicas e a ocorrência de óbito e sequela. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, retrospectiva, de abordagem quantitativa, realizada por meio da análise retrospectiva dos prontuários de todos os pacientes vítimas de acidente de trânsito que foram admitidos no Centro Cirúrgico do ICHC-FMUSP no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2008. Concluiu-se estatisticamente que, os pacientes de maior gravidade cirúrgica, eram jovens, vítimas de acidente motociclístico ou pedestres, que chegaram à instituição, utilizando-se de dispositivos para a permeabilidade das vias aéreas (máscara de oxigênio ou cânula de intubação orotraqueal), com sinais vitais instáveis, que apresentavam lesões de abdome e conteúdo pélvico ou de extremidades e cintura pélvica, como fraturas, grandes hemorragias ou lesões abdominais. Eram também os que seriam submetidos em sua maioria, à cirurgia geral e cirurgia ortopédica, procedimentos de grande porte com grande probabilidade de gerarem algum tipo de sequela temporária ou permanente. Em razão dessa gravidade, há necessidade de infusão de volume seja hemoconcentrado, hemoderivado ou solução coloide, objetivando sempre a manutenção da homeostase, primordial para a manutenção da boa condição clínica desses pacientes. A pesquisa indicou que os pacientes que chegaram com maior gravidade à unidade de Centro Cirúrgico, têm maior risco de óbito ou sequela.
Título em inglês
Severity characterization of land transportation accident victims attended in a Surgical Ward
Palavras-chave em inglês
Multiple Trauma
Perioperative Nursing
Trauma Severity Scores
Wounds and Injuries
Resumo em inglês
Trauma is now considered an epidemic of the century, representing the leading cause of death in the first four decades of life. In the current study, were considered for analysis the victims of injuries from traffic accidents by considering the relevance of the theme in the health service nationally and internationally. The aim of this study was to characterize the severity of traffic accident victims who were treated in Surgical Ward of a referral hospital in trauma care in São Paulo. The study sample was characterized by using demographic data; type of collision and use of pre-hospital service; severity of injury according to the body region using AIS and MAIS score; overall severity of the victims using ISS score; clinical condition of the victims before, during and after surgery; and the relationship between demographic data; type of collision and use of pre-hospital service; the AIS, MAIS and ISS score; the clinical features and occurrence of death and disability. This is an exploratory, descriptive, retrospective, quantitative approach study, carried out by retrospective chart review of all patients victims of traffic accidents who were admitted to the Surgical Ward of ICHC-FMUSP during the period January 1st to December 31th, 2008. It was concluded that statistically patients with more severe surgery were young, victims of motorcycle accidents or pedestrians, who came to the institution, using devices for airway permeability (oxygen mask or orotracheal tube) with unstable vital signs, patients with abdomen and pelvic contents lesions or extremities and pelvis lesions such as fractures, abdominal injuries or major bleeding. They were also to be submitted in most cases to general surgery and orthopedic surgery, major procedures most likely to generate some kind of temporary or permanent disability. Because of this seriousness, volume infusion were needed using blood product or colloid solutions aiming always to maintain homeostasis, essential for maintaining good clinical condition of these patients. The survey indicated that patients who arrived at the Surgical Ward with greater gravity have a higher risk of death or disability.
 
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LiviaOrtizReiniger.pdf (358.05 Kbytes)
Data de Publicação
2011-02-22
 
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