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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.7.2016.tde-09122015-160745
Documento
Autor
Nome completo
Adriano Aparecido Bezerra Chaves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Leite, Maria Madalena Januario (Presidente)
Moniz, Maria Isabel D'Andrade de Sousa
Paranhos, Wana Yeda
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Prado, Claudia
Título em português
Mediação do processo ensino-aprendizagem em um curso de graduação em enfermagem:reflexões e propostas
Palavras-chave em português
Bacharelado em enfermagem
Docentes
Educação superior
Ensino
Resumo em português
Introdução: A mediação, na perspectiva do Ensino para Compreensão (EpC), está pautada na mudança de postura do professor, que assume atitudes motivadoras e mobilizadoras do conhecimento. Centraliza no aluno o processo de ensinagem e sua prática docente. Objetivos: 1. Avaliar como se dá a mediação do processo ensino-aprendizagem na percepção dos docentes pelo uso do marco teórico do EpC. 2. Identificar e avaliar as estratégias de ensino adotadas pelos professores na mediação do processo ensino-aprendizagem pelo uso do marco teórico do EpC e 3. Construir com professores propostas pedagógicas relacionadas à estratégias de ensino e à mediação do processo ensino-aprendizagem. Método: Pesquisa qualitativa que utilizou como referencial metodológico a pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, chamada diagnóstica, por meio de entrevista de 14 participantes. As entrevistas gravadas foram transcritas e realizada a análise de discurso para identificação das unidades de significado e categorização que deram origem a 4 categorias: 1. Implantação do Currículo Integrado, 2. A mediação do professor, 3. Estratégias de Ensino e 4. Avaliação, estas categorizações deram origem a um texto disparador utilizado na segunda etapa, onde foram realizados 4 grupos focais (um para cada categoria) que contaram com a participação de uma observadora. Ao final de cada grupo era feita uma súmula da discussão por cada um dos participantes e depois construída uma síntese apresentada no grupo seguinte. Resultados: as sínteses produzidas em cada uma das categorias mostraram que a mediação nesse processo foi modificada, intensificada após a adoção do EpC e permanece até o momento na prática docente. O professor transformou seu processo de ensino e assumiu uma postura reflexiva, autocrítica, de busca para a construção coletiva de suas ações, colaborando com os alunos e com seus pares. As estratégias de ensino desenvolvidas, na sua maioria, foram motivadoras, centradas no aluno e tiveram relação estreita com o processo de avaliação proposto pelo EpC. A avaliação da aprendizagem ainda é um grande desafio e precisa maior discussão para seu aperfeiçoamento. Os professores focados nos princípios educacionais do curso aprimoraram seus conhecimentos e vislumbram manter um grupo coeso, que invista no desenvolvimento de suas práticas no curso. Considerações finais: Os participantes do Grupo Focal avaliaram que os encontros permitiram a eles revisitar o processo ensino-aprendizagem e repensarem sua prática docente. Em relação à construção das ações educativas, ficou proposto que o grupo terá encontros regulares agendados e abertos a todos os professores do curso com o propósito de manter um espaço para dividirem suas experiências e expectativas, desenvolverem projetos e avaliarem suas práticas
Título em inglês
Mediation of the teaching/learning process at an Undergraduate Nursing Degree Course: reflections and proposals
Palavras-chave em inglês
Education
Education; nursing; Baccalaureate
Higher Education
Teachers
Resumo em inglês
Introduction: Mediation in the perspective of Education for Understanding (EfU) is based on changing the attitude of professors, who take a more encouraging and mobilizing approach in relation to knowledge. It places students in the center of the teaching process and the teaching practices. Objectives: Evaluate how the mediation of the teaching/learning process takes place, according to professors, by using the EfU theoretical framework; Identify and evaluate the teaching strategies adopted by professors to mediate the teaching/learning process by using the EfU theoretical framework and, build with teachers pedagogical proposals related to teaching strategies and the mediation of the teaching-learning process. Method: We resorted to a qualitative study that used action research as its methodological framework, making it possible for participants to think about their experiences and to create an intervention action based on the reality that was studied. The research was conducted in two stages: the first one was called the diagnostic stage, when the 14 participants were interviewed. The recorded interviews were transcribed and a speech analysis technique was used to identify the units of meaning and to create categories. As a result, we came up with four categories which were called: "The implementation of an Integrated Curriculum", "The Professors mediation ", "Teaching Strategies" and "Evaluation"; in the second stage we promoted group discussions in four focus groups, with the participation of an observer and discussions focusing on each category previously mentioned. Results: The summary created for each of the four categories showed that mediation in this process did change, became more intense after the EfU was adopted and still remains in teaching practices. Professors changed their teaching process and took a more reflective and self-critical attitude in the search of a collective construction for their actions, collaborating with students and peers. Most of the teaching strategies developed were motivating, learner-centered and had a close relationship with the evaluation process proposed by the EfU. The learning evaluation is still a major challenge and requires further discussion in order to improve. Professors who focused on the educational principles of the course improved their knowledge and intend to maintain a cohesive group and to invest in developing their practices for the course. Final thoughts: Those who participated in the focus groups mentioned that the meetings gave them the opportunity to revisit the teaching/learning process and to think over their teaching practices. Regarding the construction of educational activities, the group decided to have regular meetings and to be open to all other professors of the course in order to have a place where they can share their experiences and expectations, to develop projects and evaluate their practices
 
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Data de Publicação
2016-01-18
 
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  • PARANHOS, Wana Yeda, et al. Caracterização da utilização de Plataformas de Ensino a Distância por Docentes de Ensino Superior em Saúde. Sâo Paulo, 01 a 03 de julho. In 12o. Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem - SENADEn, São Paulo, 2010. CD-ROM.São Paulo, 2010. Resumo.
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