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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.7.2013.tde-12062013-113313
Documento
Autor
Nombre completo
Isabela Saura Sartoreto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Kurcgant, Paulina (Presidente)
Juliani, Carmen Maria Casquel Monti
Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Título en portugués
Satisfação e insatisfação no trabalho do enfermeiros: revisão integrativa da literatura
Palabras clave en portugués
Avaliação de recursos humanos
Avaliação em saúde
Enfermagem
Enfermeiros
Satisfação no trabalho
Resumen en portugués
Introdução: considerando satisfação/insatisfação no trabalho como elemento de essencialidade constitutivo do processo de gerenciamento de recursos humanos para a construção de indicadores de avaliação em saúde e acreditando que os fatores que influenciam ou determinam os sentimentos de satisfação e insatisfação no trabalho tem o potencial de subsidiar a prática gerencial como instrumento de gerenciamento de recursos humanos, desenvolveu-se o presente estudo. Objetivo: conhecer e avaliar a produção científica referente aos significados de satisfação e insatisfação no trabalho de enfermeiros e subsidiar a decodificação dos significados que integram os fatores satisfação e insatisfação no trabalho do enfermeiro. Método: o método adotado no estudo é a Revisão Integrativa da Literatura, tendo como universo de investigação o portal da Biblioteca Virtual em Saúde e as bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e PeriEnf. A amostra foi composta por 26 artigos. Resultados: os dados foram analisados em dois momentos sendo, o primeiro momento quantitativo, em que se analisou a caracterização dos estudos e a síntese das técnicas utilizadas para mensuração da (in) satisfação e o segundo, denominado qualitativo, no qual são apresentadas e analisadas as Categorias Analíticas Satisfação no trabalho do enfermeiro e Insatisfação no trabalho do enfermeiro e as Categorias Empíricas Organização e Dinâmica do Trabalho e Gerenciamento de Recursos Humanos. Conclusões: foram encontrados elementos que interferem tanto na satisfação quanto na insatisfação e elementos que agem isoladamente na satisfação ou na insatisfação. A análise evidenciou a necessidades de capacitar os gerentes com relação a este e outros temas para proporcionar condições de tomar decisões mais assertivas.
Título en inglés
Nurses job satisfaction and dissatisfaction: literature integrative review
Palabras clave en inglés
Health evaluation
Human resources evaluations
Job satisfaction
Nurses
Nursing
Resumen en inglés
Introduction: this present study has been developed considering Satisfaction / Dissatisfaction at work to be an essentially embedded element inside the human resources managing process geared towards the construction of Health evaluation indicators and believing that the factors that influence or determine those Satisfaction or Dissatisfaction feelings have the potential to serve as basis for the managerial practice, being used as a human resources managerial tools. Objective: to know and evaluate the scientific production on the meanings of satisfaction and dissatisfaction on the work of nurses and support the decoding of the meanings that are a part of the satisfaction and dissatisfaction factors in the work of the nurses. Method: the chosen method for this study is the Integrative Review of the literature, setting as the investigation universe the "Biblioteca Virtual em Saúde" portal and the "Index to Nursing and Allied Health Literature" and "PeriEnf" databases.The sample consists of 26 articles. Results: the data have been analyzed in two moments, the first one being quantitative, where the characterization of the studies and the summary of the techniques used to measure the satisfaction or the lack of it, have been analyzed, and the second one, denominated qualitative, where the Analytical Categories: "Organization and work dynamics" and "Human Resources Management" are presented and analyzed. Conclusions: there were some elements that were found to interfere on the satisfaction as well as the dissatisfaction, and other elements that act on the satisfaction or dissatisfaction separately. The analysis has highlighted the necessity of training the managers in regard to this and other themes, enabling them to reach more assertive decisions.
 
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Fecha de Publicación
2013-06-14
 
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