• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.7.2013.tde-12062013-113313
Document
Auteur
Nom complet
Isabela Saura Sartoreto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Kurcgant, Paulina (Président)
Juliani, Carmen Maria Casquel Monti
Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Titre en portugais
Satisfação e insatisfação no trabalho do enfermeiros: revisão integrativa da literatura
Mots-clés en portugais
Avaliação de recursos humanos
Avaliação em saúde
Enfermagem
Enfermeiros
Satisfação no trabalho
Resumé en portugais
Introdução: considerando satisfação/insatisfação no trabalho como elemento de essencialidade constitutivo do processo de gerenciamento de recursos humanos para a construção de indicadores de avaliação em saúde e acreditando que os fatores que influenciam ou determinam os sentimentos de satisfação e insatisfação no trabalho tem o potencial de subsidiar a prática gerencial como instrumento de gerenciamento de recursos humanos, desenvolveu-se o presente estudo. Objetivo: conhecer e avaliar a produção científica referente aos significados de satisfação e insatisfação no trabalho de enfermeiros e subsidiar a decodificação dos significados que integram os fatores satisfação e insatisfação no trabalho do enfermeiro. Método: o método adotado no estudo é a Revisão Integrativa da Literatura, tendo como universo de investigação o portal da Biblioteca Virtual em Saúde e as bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e PeriEnf. A amostra foi composta por 26 artigos. Resultados: os dados foram analisados em dois momentos sendo, o primeiro momento quantitativo, em que se analisou a caracterização dos estudos e a síntese das técnicas utilizadas para mensuração da (in) satisfação e o segundo, denominado qualitativo, no qual são apresentadas e analisadas as Categorias Analíticas Satisfação no trabalho do enfermeiro e Insatisfação no trabalho do enfermeiro e as Categorias Empíricas Organização e Dinâmica do Trabalho e Gerenciamento de Recursos Humanos. Conclusões: foram encontrados elementos que interferem tanto na satisfação quanto na insatisfação e elementos que agem isoladamente na satisfação ou na insatisfação. A análise evidenciou a necessidades de capacitar os gerentes com relação a este e outros temas para proporcionar condições de tomar decisões mais assertivas.
Titre en anglais
Nurses job satisfaction and dissatisfaction: literature integrative review
Mots-clés en anglais
Health evaluation
Human resources evaluations
Job satisfaction
Nurses
Nursing
Resumé en anglais
Introduction: this present study has been developed considering Satisfaction / Dissatisfaction at work to be an essentially embedded element inside the human resources managing process geared towards the construction of Health evaluation indicators and believing that the factors that influence or determine those Satisfaction or Dissatisfaction feelings have the potential to serve as basis for the managerial practice, being used as a human resources managerial tools. Objective: to know and evaluate the scientific production on the meanings of satisfaction and dissatisfaction on the work of nurses and support the decoding of the meanings that are a part of the satisfaction and dissatisfaction factors in the work of the nurses. Method: the chosen method for this study is the Integrative Review of the literature, setting as the investigation universe the "Biblioteca Virtual em Saúde" portal and the "Index to Nursing and Allied Health Literature" and "PeriEnf" databases.The sample consists of 26 articles. Results: the data have been analyzed in two moments, the first one being quantitative, where the characterization of the studies and the summary of the techniques used to measure the satisfaction or the lack of it, have been analyzed, and the second one, denominated qualitative, where the Analytical Categories: "Organization and work dynamics" and "Human Resources Management" are presented and analyzed. Conclusions: there were some elements that were found to interfere on the satisfaction as well as the dissatisfaction, and other elements that act on the satisfaction or dissatisfaction separately. The analysis has highlighted the necessity of training the managers in regard to this and other themes, enabling them to reach more assertive decisions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-06-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.