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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.7.2010.tde-14122010-122722
Documento
Autor
Nombre completo
Nivia Giacomini Fontoura Faria
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Peres, Heloisa Helena Ciqueto (Presidente)
Evora, Yolanda Dora Martinez
Leite, Maria Madalena Januario
Título en portugués
Fotografia digital de feridas: desenvolvimento e avaliação de curso online para enfermeiros
Palabras clave en portugués
Educação a distância.
Educação em enfermagem
Fotografia
Informática
Resumen en portugués
O presente estudo constitui-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica, que teve como objetivos desenvolver e avaliar um curso online de fotografia digital de feridas para enfermeiros, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Moodle. A metodologia de desenvolvimento do curso baseou-se no modelo Addie (abreviatura em inglês para analysis, design, development, implementation e evaluation análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação) fundamentado no Design Instrucional Contextualizado (DIC). O curso encontra-se hospedado no servidor da Universidade de São Paulo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle redealuno, disponível na categoria de cursos da Escola de Enfermagem da USP. O curso foi organizado em cinco módulos, que abrangem os temas referentes aos aspectos históricos e éticos do uso da imagem em saúde, técnicas de fotografia e arquivamento de imagens de feridas, e estão estruturados com objetos de aprendizagens, imagens, textos para leitura obrigatória e complementar, fóruns, atividades colaborativas, glossário e exercícios de feedback e avaliações. O curso foi avaliado por onze especialistas nas áreas de ensino a distância, fotografia e estomaterapia. Os especialistas utilizaram um formulário com 32 itens que contemplava 344 critérios de avaliação, relacionados aos aspectos educacionais, aos recursos didáticos e a interface do ambiente. De maneira geral o curso foi avaliado pelos especialistas como excelente em 208 (59,1%) e satisfatório em 122 (34,7%) itens, e apresentaram sugestões de melhorias que foram acatadas. Conclui-se que a metodologia adotada propiciou o desenvolvimento de um curso online inovador, interativo e colaborativo, que contribuirá para o ensino, a pesquisa e a assistência em enfermagem, bem como propiciará a disseminação do conhecimento, na área de informática no ensino de enfermagem, agregando mais uma iniciativa aos crescentes esforços para a produção tecnológica em enfermagem.
Título en inglés
Digital photograph of wounds: development and evaluation of course online for nurses
Palabras clave en inglés
Distance Education.
Education nursing
Informatics
Photography
Resumen en inglés
This study consists of an applied research of production technology, which aimed to develop and evaluate online classes of digital photography of wounds for nurses, using the Virtual Learning Environment (VLE) - Moodle. The development methodology of the classes was based on the model Addie (abbreviation in English for analysis, design, development, Implementation and evaluation) - based on Instructional Design in context (DIC). Classes are hosted on the server of the University of Sao Paulo, in the Moodle Virtual Learning Environment- redealuno, available in the category of classes at the USP-School of Nursing. Classes were organized into five modules, covering topics related to the historical and ethical aspects of the use of the health image, photography´s techniques and filling images of wounds, and are structured by learning objects, images, required and complementary readings texts, forums, collaborative activities, glossary, feedback exercises and evaluations. Classes were evaluated by eleven experts in the areas of distance education, photography and enterostomal terapy. Experts used a form with 32 items that included 344 evaluation criteria related to educational issues, to didactic resources and environment interface. Overall, experts evaluated the classes as excellent 208 (59.1%) and satisfactory 122 (34.7%) and made suggestions for improvements that were accepted. It was concluded that the adopted methodology enabled the development of innovative, interactive and collaborative online classes, which will contribute to the education, research and care in nursing, and it will provide the dissemination of knowledge in computer science in nursing education, adding one more initiative to the growing efforts to produce technology in nursing.
 
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Fecha de Publicación
2011-02-22
 
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