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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.7.2010.tde-18082010-155931
Document
Author
Full name
Vera Thania Alves Siqueira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2010
Supervisor
Committee
Kurcgant, Paulina (President)
Juliani, Carmen Maria Casquel Monti
Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Title in Portuguese
Satisfação no trabalho: indicador de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem
Keywords in Portuguese
Enfermagem
Gerenciamento
Recursos Humanos
Satisfação no trabalho
Abstract in Portuguese
A satisfação no trabalho tem se destacado como um dos principais temas de estudo na atualidade devido ao crescente interesse das instituições em reter e valorizar o capital humano. Sendo um constructo complexo e multivariado, traz na sua formulação diferentes conceitos e definições que dificulta um consenso sobre a temática. Considerando os indicadores como importante ferramenta de gestão nas instituições de saúde, e com base em estudo que propõe a satisfação no trabalho como um indicador de qualidade, este estudo tem por objetivos subsídiar a construção de indicadores de qualidade para o gerenciamento de Recursos Humanos em Enfermagem e identificar os fatores geradores de satisfação no trabalho de enfermeiros gerentes e assistenciais. Os loci do estudo foram às áreas de hematologia e hemoterapia de um hospital público do município de São Paulo onde foi aplicado o instrumento de coleta de dados denominado Índice de Satisfação Profissional (ISP), constituído por 15 questões pareadas que mediram a importância dos componentes de satisfação profissional: autonomia, interação, status profissional, requisitos do trabalho, normas organizacionais e remuneração e por 44 itens que mediram o nível de satisfação profissional. A população do estudo foi constituída de 44 enfermeiros que atuam na área de hematologia e hemoterapia. Os dados foram tratados utilizando-se o pacote SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e os dados sócio-demográficos analisados, por meio de estatística descritiva. Os resultados mostram que a maioria dos participantes era do sexo feminino (97,7%); a faixa de idade predominante nos dois grupos foi em média maior que 36 anos; o tempo de trabalho na função foi de aproximadamente 11 anos para o grupo gerencial e 10 anos para o grupo assistencial; o tempo de formado para os dois grupos foi de no mínimo 3 anos e no máximo 34 anos. Quanto aos componentes de Satisfação Profissional (ISP), o grupo assistencial foi o que se apresentou mais satisfeito apontado no valor de 10, 553 do ISP, enquanto o gerencial totalizou 10, 073. Os níveis atuais de satisfação profissional classificados de acordo com os componentes da escala, do mais satisfatório para o menos satisfatório para o grupo gerencial foram: autonomia, interação, requisitos do trabalho, status profissional, remuneração e normas organizacionais. Para o grupo assistencial foram apontados: autonomia, interação, remuneração, status profissional, normas organizacionais e requisitos do trabalho. Os resultados mostraram que foi possível identificar a importância dada aos componentes da satisfação profissional o que confere importante subsídio para a construção de indicadores de qualidade no gerenciamento de Recursos Humanos em Enfermagem.
Title in English
Job satisfaction: an indicator of quality in the management of Human Resources in Nursing
Keywords in English
Human Resources
Job satisfaction
Management
Nursing
Abstract in English
Job satisfaction has emerged as a major theme of study at present due to the growing interest of institutions to retain and enhance human capital. As a complex and multivariate construct, it brings in its formulation different concepts and definitions that hinder a consensus on the issue. Considering the indicators as an important management tool in health care institutions, and based on a study that suggests job satisfaction as an indicator of quality, this study aims to subsidize the construction of quality indicators for the management of Human Resources in Nursing and identify the factors causing job satisfaction of nurse managers and nursing assistants. The loci of the study were the areas of hematology and hemoterapy at a public hospital in São Paulo where the instrument for data collection called "Work Satisfaction Index (PSI) was used, consisting of 15 paired questions that measured the importance of components of job satisfaction: autonomy, interaction, professional status, task requirements, organizational policies and payment and 44 items that measured the level of job satisfaction. The study population consisted of 44 nurses working in the field of hematology and hemoterapy. The data were processed using the SPSS (Statistical Package for Social Sciences) and the socio-demographic data analyzed by descriptive statistics. The results show that most participants were female (97.7%), the predominant age group in both groups averaged more than 36 years, working time function was about 11 years for the management group and 10 years for group care, time since graduation for both groups was at least 3 years and maximum 34 years. As for the components of Work Satisfaction (ISP), the assistential group was the more satisfied pointed to the value of 10, 553 of the ISP, while the management totaled 10, 073. Current levels of job satisfaction ranked according to the components of the scale (from the most satisfied to the least satisfied) for the management group were: autonomy, interaction, task requirements, professional status, pay and organizational norms. For the group care were mentioned: autonomy, interaction, compensation, professional status, organizational norms and requirements of the job. The results showed that it was possible to identify the importance given to the components of job satisfaction which gives important tool for the construction of quality indicators in the management of Human Resources in Nursing.
 
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Publishing Date
2010-08-23
 
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