• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2009.tde-11012010-123657
Documento
Autor
Nombre completo
Diego Vinicius Pacheco de Araújo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone (Presidente)
Massad, Eduardo
Oselka, Gabriel Wolf
Título en portugués
A caracterização do alfabetismo funcional em usuários do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: recomendações para a redação do termo de consentimento livre e esclarecido
Palabras clave en portugués
Bioética
Escolaridade
Ética em pesquisa
Termo de consentimento
Resumen en portugués
Os objetivos deste estudo são: descrever o nível de alfabetismo funcional dos usuários do ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; comparar o nível de alfabetismo funcional dos usuários ambulatoriais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) com os do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); identificar recomendações para adequar a redação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido utilizado nas pesquisas do HCFMUSP ao nível de alfabetismo de seus usuários. Trata-se de um estudo transversal quantitativo com 399 sujeitos, a amostra foi intencional, selecionada entre usuários dos ambulatórios do HCFMUSP. A coleta de dados utilizou um instrumento que continha um texto em prosa compatível para a avaliação das habilidades de leitura necessárias para a compreensão de um TCLE. Os dados apontam que mais de 46,6% dos entrevistados foram classificados como analfabetos funcionais, desses, 12,7% sequer foram capazes de entender a tarefa proposta no texto lido. Apesar disto, quase 50% dos entrevistados declararam ter ao menos iniciado o ensino médio. Os resultados e as orientações para a redação de texto centrada no leitor permitiu que elaborássemos recomendações para tornar os termos de consentimento mais fáceis de ler. Recomendamos que o pesquisador elabore o TCLE como um texto em estrutura narrativa, dirigido ao leitor, usando palavras e termos familiares aos sujeitos, ou seja, termos comuns à linguagem dos sujeitos e à linguagem médica. Além de contribuir para melhorar a relação entre o sujeito e o pesquisador, acredita-se que estas recomendações possam contribuir para a diminuição do tempo de tramitação de projetos de pesquisa, já que os problemas na redação do TCLE motivam boa parte das pendências que retardam este andamento
Título en inglés
The functional literacy characterization among users of the Hospital das Clinicas, Faculty of Medicine, University of São Paulo: recommendations for the wording of informed consent form
Palabras clave en inglés
Bioethics
Consent Forms
Educational Status
Ethics Research
Resumen en inglés
This study aimed to describe the literacy of the patients at the Hospital das Clinicas, Faculty of Medicine, University of Sao Paulo; compare literacy between the patients at the Faculty of Medicine, University of Sao Paulo (HCFMUSP) and those at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); and recommend how to suit the Consent Form in research protocols to HCFMUSP patients literacy .This is a quantitative cross-sectional study with 399 subjects. Sample was intentionally selected among users of ambulatory HCFMUSP. Data collection used a narrative text compatible for assessing the reading skills needed for understanding consent forms. Results point out that 46.6% of the respondents were funcionally illiterate, and 12.7% of them were not even able to understand the task presented in the questions. Despite this, almost 50% of the respondents declared that they had, at least, started the high school. Based on the results and guidelines for writing texts centered on subjects literacy we recommend how to make consent forms easier for reading. We recommend that researchers write consent forms as a narrative texts addressed to the research subject reader; use words and expressions suitable to subjects culture and literacy. In other words, researchers should use words common to both languages: the popular language spoken by the patients and the medical language. We believe that these recommendations might improve the relationship between researchers and subjects and, as well, reduce the time taken to obtain the ethical approval of research projects
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Diego_Araujo.pdf (1.14 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-01-28
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • ARAUJO, D. V. P., Zoboli ELCP, e MASSAD, E. Como tornar os termos de consentimento mais fáceis de ler? [doi:10.1590/S0104-42302010000200011]. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) [online], 2010, vol. 56, p. 151-156.
  • ARAUJO, D. V. P., and ZOBOLI, E. L. C. P. Bioethics and research ethics: the case of Brazil. In The 9th World Congress of Bioethics, Rijeka, 2008. Book of Abstracts., 2008. Abstract.
  • Zoboli ELCP, et al. Contrubuições da Bioética para uma nova atenção básica. In Chiesa AM, Fracolli LA, e Zoboli ELCP. Promoção da saúde da criança: a experiência do projeto Nossas Crianças: janelas de oportunidades. Organizador. São Paulo : MSPrado Editora e Gráfica Ltda, 2009{Volume}. cap. 1, p. 161-178.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-11012010-123657/
  • ZOBOLI, E. L. C. P., e ARAUJO, D. V. P. Questões éticas na atenção à saúde do adolescente. In Ana Luiza Vilela Borges, Elizabeth Fujimori. Enfermagem e a saúde do adolescente na atenção básica. Organizador. Barueri - SP : Manole, 2009{Volume}, p. 249-282.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-11012010-123657/
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.