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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.7.2018.tde-22112018-162054
Documento
Autor
Nombre completo
Cassimiro Nogueira Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Barbosa, Maria Clara Padoveze Fonseca (Presidente)
Fortaleza, Carlos Magno Castelo Branco
Levin, Anna Sara Shafferman
Louvison, Marilia Cristina Prado
Pereira, Érica Gomes
Título en portugués
Políticas públicas para prevenção e controle de IRAS: concepção de um modelo explicativo para sua estruturação
Palabras clave en portugués
Controle de Infecções
Enfermagem
Infecção Hospitalar
Política de Saúde
Programa de Controle de Infecção Hospitalar
Programas Governamentais
Resumen en portugués
Introdução: As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) constituem um problema de interesse global por seu impacto para a segurança dos cuidados em saúde. Consequentemente, demandam a implantação de políticas públicas eficazes para sua prevenção e controle. Uma manifestação concreta das políticas públicas é o estabelecimento e manutenção de programas nacionais específicos para a prevenção e controle de IRAS. Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar e comparar a implantação dos programas nacionais de prevenção e controle de IRAS no Brasil, Chile e Israel. Métodos: Trata-se de um estudo de caso descritivo e exploratório que utilizou o modelo do triângulo de análise de políticas de saúde para comparar o contexto, o processo, o conteúdo e os atores destes programas governamentais. Os dados foram coletados entre 2014 e 2017 em três fases: Fase I acesso às páginas eletrônicas dos programas nos países selecionados; Fase II visita à sede do programa nacional e Fase III - construção do modelo teórico explicativo. Resultados: Elementos comuns entre os três países foram identificados permitindo a proposição de um modelo teórico explicativo constituído de dois núcleos: núcleo de formação - composto por três componentes estratégicos (gerador de necessidade, formador de alternativas e promotor do interesse social); e núcleo de desenvolvimento e sustentabilidade dos programas composto por outros quatro componentes estratégicos (gerador de decisão, gerador de sustentação, gerador de renovação e patrocinadores do processo). Conclusão: O modelo proposto contribui na compreensão dos fatores que podem influenciar o progresso de um programa nacional de IRAS, fornecendo reflexões sobre elementos para o estabelecimento de programas em países nos quais ainda estão incipientes.
Título en inglés
Public Policies for Prevention and Control of HAI: Design of an explanatory model for its composition
Palabras clave en inglés
Cross Infection
Government Programs
Health Policy
Hospital Infection Control Program
Infection Control
Nursing
Resumen en inglés
Background: Healthcare-associated infections (HAIs) are a global concern due to the impact on healthcare safety. Consequently, they demand the implementation of effective public policies for their prevention and control. A concrete manifestation of public policies is the establishment and maintenance of specific national programs for the prevention and control of IRAS. Aim: The objective of this study was to analyze and compare the implementation of national programs for the prevention and control of HAIs in Brazil, Chile, and Israel. Methods: It is a descriptive and exploratory case study that used the triangle of health policy analysis to compare the context, the process, the content and the actors of these government programs. Data were collected between 2014 and 2017 in three phases: Phase I - access to the electronic pages of the programs in the selected countries; Phase II - visit to the headquarters of the national program and Phase III - construction of the theoretical explanatory model. Results: The triangle of health policy analysis was used to compare the context, process, and content of national HAI prevention and control programs. Common elements identified among the three countries led to the proposal of an explanatory theoretical model constituted of two nuclei: formation nuclei - composed of three strategic components (necessity generator, alternatives generator and promoter of social interest); and development & sustainability nuclei - composed of four other strategic components (decision generator, sustainability generator, renewal generator and process sponsors). Conclusion: The proposed model contributes to understanding the factors that can influence the progress of a national HAI program, providing insights into the elements for establishing programs in countries where they are still inceptive.
 
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Fecha de Publicación
2018-12-13
 
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