• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2012.tde-27082012-145057
Documento
Autor
Nombre completo
Maiara Rodrigues dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Rossato, Lisabelle Mariano (Presidente)
Dupas, Giselle
Paganini, Maria Cristina
Título en portugués
A relação de ajuda e confiança entre enfermeiros e familiares de crianças internadas
Palabras clave en portugués
Cuidados de enfermagem
Enfermagem Teoria
Enfermagem pediátrica
Família
Resumen en portugués
Os enfermeiros têm se mostrado mais conscientes da necessidade e do compromisso no estabelecimento do cuidado centrado na criança e na família. Entretanto, reconhecem dificuldades para o engajamento inicial com os familiares presentes no hospital, prejudicando a implementação dessa prática. Acreditamos que estratégias para esse engajamento devam incluir a criação de um contexto para que enfermeiras e famílias possam estabelecer uma relação de reciprocidade na qual a confiança, a comunicação regular, a transparência e a cooperação para atender as necessidades da família, sejam asseguradas. A Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson permite ao enfermeiro desenvolver um relacionamento de ajuda e confiança com as famílias de crianças no contexto do cuidado. Este estudo teve como objetivo compreender a experiência dos enfermeiros sobre o desenvolvimento da relação de ajuda e confiança com famílias de crianças em unidades de pediatria, à luz da Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa descritiva, utilizando o modelo híbrido de análise temática como referencial metodológico e a Teoria do Cuidado Humano como arcabouço teórico. A coleta de dados ocorreu em três etapas: apresentação de conteúdo teórico e material de apoio; vivência do relacionamento de ajuda e confiança; entrevista semi estruturada, realizada com doze enfermeiras de um hospital particular na cidade de São Paulo. Os resultados apontam para fatores internos e externos aos enfermeiros, relacionados com os dez caritas processes da teoria de Watson, que influenciam no estabelecimento da relação de ajuda e confiança no cuidado de famílias de crianças internadas, bem como os benefícios que essa teoria agrega na prática desses profissionais. A partir da compreensão dos enfermeiros sobre esse relacionamento, vimos que o referencial de Jean Watson pode ajudá-los a aproximarem-se da família de forma autêntica, consciente e intencional. Assim, a prática da relação de ajuda e confiança contribui para um melhor gerenciamento do cuidado ao reconhecerem o potencial que esse encontro tem para beneficiar as famílias de crianças no enfrentamento de uma situação de doença.
Título en inglés
The helping-trusting caring relationship between nurses and families of hospitalized children
Palabras clave en inglés
Family
Nursing theory
Nursing care
Pediatric nursing
Resumen en inglés
Nurses have been more aware of the need and commitment in establishing a centred care on the child and their family. However, they recognize difficulties in an initial engagement with the family present at the hospital, hindering the implementation of such practice with them. We believe that strategies to promote this engagement should include the creation of a context which enables nurses and families to establish a reciprocal relationship in which trust, regular communication, honesty, as well as cooperation to attend the families needs, can be guaranteed. Jean Watson's Human Caring Theory allows nurses to develop a helping-trusting caring relationship with children and families within the caring context. This study aimed to understand nurses experience about the development of the helping-trusting caring relationship with families of children in pediatric units, in the light of Jean Watson's Human Caring Theory. We adopted the descriptive qualitative approach, using the hybrid model of thematic analysis as methodological framework and the Human Caring Theory as a theoretical framework. Data collection occurred in three stages: presentation of theoretical content and support material; experience in helping-trusting relationship; semi-structured interviews, with twelve nurses, from a private hospital in São Paulo. The results pointed to nurse´s intrinsic and environmental factors, related with the caritas process of Watson´s theory, that influence not only the development of a helping-trusting caring relationship with the families of hospitalized children, but also the benefits that this theory brings to nursing practice. From the nurses' perspectives on this relationship, we noticed that this theory can help them willingly approach the families, with authenticity, knowledge and awareness. Hence, the helping-trusting caring relationship contributes to improve the families´ welfare, when they recognize the benefic potential that this meeting has for the childrens families in facing an illness situation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-09-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.