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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.71.2018.tde-06022018-115356
Document
Auteur
Nom complet
Leticia Ribeiro Ferreira da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Afonso, Marisa Coutinho (Président)
Corrêa, Ângelo Alves
Wichers, Camila Azevedo de Moraes
Titre en portugais
A'ANGA ETE MA - imagens verdadeiras do passado: um estudo sobre a cerâmica tupi pintada no interior paulista
Mots-clés en portugais
cerâmica Tupi
estilos regionais
iconografia
Resumé en portugais
Neste estudo, pretendo realizar um ensaio interpretativo sobre grafismos presentes na cerâmica arqueológica Tupi que compõem parte do acervo de museus e instituições de pesquisa do interior paulista. Para tanto, proponho um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a antropologia da arte e a etnohistória. A primeira contribui para o entendimento das relações estabelecidas entre sujeito (pessoa) e objeto, também entendido enquanto agente social, segundo a teoria de Gell. A segunda propõe a leitura crítica de documentos etnohistóricos, entre eles registros de cronistas (a fim de compreender em que contextos sociais o uso de tais peças era recorrente) e também documentos etnográficos, sobretudo àqueles que apresentam narrativas mitológicas das populações de matriz cultural Tupi, pois como apresentou Tochetto (1996), acredito que estes motivos são representativos de fatos e personagens mitológicos.
Titre en anglais
A'ANGA ETE MA - true histories from the past: a study of the Tupi pottery painted in the country side of São Paulo
Mots-clés en anglais
iconography
regional styles
Tupi pottery
Resumé en anglais
In this study, I intend to carry out an interpretative essay on Tupi archaeological pottery painting, in which integrates the collection of museums and research institutions in the country side of the state of São Paulo. Therefore, I propose a dialogue with other areas of knowledge, such as Anthropology of Art and Ethnohistory. The first one contributes to understand the relations established between the person and the object, also understood as social agent, according to Gell's theory. The second one proposes a critical view of ethnohistorical documents, among them chroniclers' records (in order to understand in what social contexts the use of such pieces was recurrent) and ethnographic documents, especially those that present mythological narratives of the Tupi peoples. As Tochetto (1996) presented, I believe that these motifs are representative of mythological facts and characters.
 
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Date de Publication
2018-02-28
 
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