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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.71.2020.tde-12122019-155546
Documento
Autor
Nome completo
Meliam Viganó Gaspar
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Silva, Fabiola Andrea (Presidente)
Cabral, Mariana Petry
Corrêa, Ângelo Alves
Jacome, Camila Pereira
Suñer, Marcia Maria Arcuri
Título em português
Arqueologia e historia de povos de lí­nguas Karib: um estudo da tecnologia cerâmica
Palavras-chave em português
Cadeia operatória
Cerâmica
Coleções etnográficas
Estilos tecnológicos
Karib
Resumo em português
Esta pesquisa visa contruibuir para o debate arqueológico sobre as relações entre povos, línguas e cultura material, ao analisar o caso específico dos povos falantes de línguas Karib na Amazônia brasileira e guianense e suas produções cerâmicas. Existem conjuntos artefatuais cerâmicos arqueológicos que são comumente atribuídos aos povos da família linguística Karib (e.g. Tradição Inciso-Ponteado, Série Arauquinóide e Fase Koriabo), no entanto, pouco se sabe sobre a cerâmica produzida por esses povos, atualmente e em um passado recente, ou se suas características se conectam ao longo do tempo de modo que se possa falar em uma tradição tecnológica. Por meio do estudo museológico e bibliográfico da tecnologia de produção cerâmica de povos falantes de línguas Karib, principalmente a partir do século XIX, este trabalho propõe caminhos para pensar como as diferentes etapas das cadeias operatórias de produção e as características visuais das vasilhas cerâmicas podem configurar diferentes estilos tecnológicos de cada povo. Desse modo, a análise de vasilhas cerâmicas em coleções etnográficas em museus (no Brasil, Europa e Guianas) e o uso de dados sobre a produção desses materiais em relatos históricos, linguísticos, etnológicos e etnoarqueológicos são a base para este trabalho. Ao analisar os processos de produção cerâmica em diferentes camadas, é possível discutir como aspectos das trajetórias sócio-históricas desses povos podem ser lidos por meio dos distintos estilos tecnológicos aqui propostos. Ao final, é discutida a possibilidade de que esses estilos se relacionem, de modo que a se conectar em uma tradição tecnológica que possa ser associada a uma identidade etnolinguística Karib.
Título em inglês
Archaeology and history of Cariban speaking peoples: a study of the ceramic production
Palavras-chave em inglês
Carib
Ceramic
Chaîne opératoire
Ethnographic collections
Technological styles
Resumo em inglês
This research is a contribution to the archaeological debate about the relations between peoples, languages and material culture, to analyze the specific case of Cariban speaking peoples in the Brazilian and Guyanese Amazon, and their ceramic production. There are archaeological ceramic assemblages that are commonly attributed to the peoples that speak languages of the Cariban family (e.g. Incised-Punctated Tradition, Arauquinoid Series and Koriabo Phase), but little is known about the pottery produced by these peoples today and in the recent past, and whether its features connect over time in order to compose a technological tradition. By means of the museological and bibliographical study of the ceramic production technology of Cariban speaking peoples, mainly from the 19th century onwards, this work proposes an approach of how to interpret different stages of the production sequence and the visual characteristics of ceramic vessels in a way that they can configure different technological styles related to a specific people. Thus, the analysis of ceramic vessels in ethnographic collections in different museums (in Brazil, Europe and the Guianas) and the use of data on this production described in historical, linguistic, ethnological and ethnoarchaeological reports are the basis for this work. In analyzing the processes of ceramic production in different layers, it is possible to discuss how aspects of the socio-historical trajectories of these peoples can be read through the different technological styles proposed here. Finally, the possibility that these styles relate, so that they connect in a technological tradition that can be associated with an ethnolinguistic Karib identity, is discussed.
 
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Data de Liberação
2021-12-11
Data de Publicação
2020-01-08
 
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