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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.71.2016.tde-21072016-152452
Documento
Autor
Nome completo
Erêndira Oliveira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Hirata, Elaine Farias Veloso (Presidente)
Müller, Regina Aparecida Polo
Neves, Eduardo Goes
Título em português
Potes que encantam: estilo e agência na cerâmica polícroma da Amazônia central
Palavras-chave em português
Arqueologia Amazônica
Cerâmica Guarita
Estilo
Iconografia
Tradição Polícroma da Amazônia
Resumo em português
Esta dissertação foca na questão da variabilidade artefatual das cerâmicas Guarita da Amazonia central, complexo cerâmico pertencente à Tradição Polícroma da Amazônia, que se inicia por volta do ano 1000 e perdura até a conquista europeia, espalhando-se por toda a Amazônia central e a alta Amazônia. A partir de um recorte analítico sobre um determinado tipo de vasilha muito recorrente na cerâmica Guarita, o vaso com flange mesial, a pesquisa desenvolveu uma abordagem de análise que integra elementos tecnológicos e iconográficos, definindo os elementos distintivos e variações regionais do estilo polícromo. A partir desta variabilidade formal, das linguagens e temas iconográficos elencados, discutem-se os possíveis processos de transmissão e reprodução deste estilo. Partindo da interlocução entre conceitos da Arqueologia, da Antropologia da Arte e da Etnologia, pudemos entender estes componentes cerâmicos enquanto expressões materiais de um estilo introduzido e compartilhado entre distintas regiões na Amazônia, atuando na veiculação de mensagens imbricadas aos sistemas ontológicos ameríndios, centralizados na transformação corpórea. Desta forma, os artefatos foram analisados enquanto agentes em dinâmicas rituais de reatualização cosmológica, dentro de um amplo sistema cosmopolítico. A partir destas discussões pudemos ampliar o debate sobre a expansão do estilo polícromo entre as sociedades pré-coloniais da Amazônia, pensando quais eram as relações existentes entre estas linguagens estéticas pretéritas e as sociedades que produziram as cerâmicas Guarita.
Título em inglês
Enchanting Pots: style and agency in polychrome ceramics from the central Amazon
Palavras-chave em inglês
Amazonian Archaeology
Amazonian Polychrome Tradition
Guarita Pottery; Style
Iconography
Resumo em inglês
This thesis focus is the variability of Guarita ceramics, a complex belonging to the Amazonian Polychrome Tradition, which begins around the year 1000 and lasted until the European conquest, spread throughout the central and upper Amazon. We chose to work with a very recurrent type of vessel in the Guarita ceramic complex, the vase with mesial flange, in order to apply a method which integrates technological and iconographic variables and define distinct elements and regional variations of the polychrome style. Based on the morphological variability and different iconographic languages, we were able to discuss the possible processes of transmission and reproduction of this style which could explain its regional spread and apparent homogeneity. This work benefits from a dialogue of concepts form Archaeology, Anthropology of Art and Ethnology, enabling us to understand these ceramic components as material expressions of an introduced and shared style among different regions in the Amazon, displaying messages related to specific Amerindian ontological systems, centered on the transformation body. Thus, the artifacts were analyzed as agents taking part in dynamic rituals for reenacting cosmological beliefs, within a broad cosmopolitical system. From these discussions we were able to broaden the debate on the expansion of the polychrome style of the pre-colonial societies of the Amazon, and enhance our understanding of the relation between these ancient aesthetic languages and societies that produced the ceramics.
 
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Data de Publicação
2016-08-03
 
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