• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.71.2014.tde-23102014-164854
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Negreiros Campos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Hirata, Elaine Farias Veloso (Presidente)
Christofoletti, Rodrigo
Vasconcellos, Camilo de Mello
Título em português
Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais
Palavras-chave em português
Arqueologia
Educação
Engenho São Jorge dos Erasmos
Museu
Patrimônio
Resumo em português
O presente trabalho analisa as experiências educativas desenvolvidas com alunos e professores de uma escola pública. A experiência buscou aproximar a Arqueologia das práticas escolares, integrando-a ao processo ensino-aprendizagem, tendo como suporte um novo universo teórico e prático. A partir das experiências vivenciadas buscou-se refletir sobre o que denominamos Educação Patrimonial, como campo de conhecimento e método, sua atuação na Educação e em museus, e como a Arqueologia, como ciência que se quer pública, pode contribuir e atuar na produção do conhecimento no meio escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta educativa em torno do sítio arqueológico Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado em Santos, São Paulo, utilizando-o como eixo articulador entre Arqueologia, Educação e Patrimônio.
Título em inglês
Archaeology and education: the Ruins of St. George Plantation Erasmos as guiding educational practices
Palavras-chave em inglês
Archaeology
Education
Heritage
Museum
São Jorge dos Erasmos mill
Resumo em inglês
This paper analyzes the educational experiments conducted with students and teachers at a public school. The experiment sought to bring the archeology of school practices, integrating the teaching-learning process, supported by a new theoretical and practical universe. As from the lived experiences it sought to reflect on what we call Heritage Education as a field of acknowledgement and method, its performance in education and in museums as it is as archeology as science that would be public, can contribute and act in the production of knowledge at school environment. In this sense, the aim of this paper is to present an educational proposal on the archaeological site Ruins of São Jorge dos Erasmos mill´s, located in Santos, São Paulo, using it as articulator axis between Archaeology, Education and Heritage.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-11-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.