• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.71.2011.tde-26102012-155142
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Araujo Madeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Arcuri, Marcia Maria (Président)
Florenzano, Maria Beatriz Borba
Santos, Eduardo Natalino dos
Titre en portugais
A educação Mexica: o papel das escolas oficiais no controle e organização da sociedade
Mots-clés en portugais
Educação
Mesoamérica
Mexica
Político
Ritual
Resumé en portugais
Este trabalho resulta de um estudo sobre as instituições oficiais educativas mexicas no contexto de hegemonia política da Tríplice Aliança estabelecida no Planalto Central Mexicano, no Pós-Clássico Tardio (1428 d.C. e 1521 d.C), período em que unificaram-se as forças bélicas de Mexico-Tenochtitlan, Texcoco e Tacuba. Os templos-escola oficiais mexicas se incumbiam da formação religiosa e militar dos jovens para a participação nas atividades vinculadas à organização estatal. O objetivo do estudo foi demonstrar a vital importância do sistema educacional na organização sócio-política mexica, entendido como elemento articulador das atividades religiosas, militares e econômicas. Para a realização da pesquisa foram adotadas como fontes primárias crônicas e documentos pictográficos produzidos no século XVI, bem como dados arqueológicos relativos a um templo-escola escavado no Templo Mayor de Mexico- Tenochtitlan.
Titre en anglais
The Mexica Education: the role of public schools in the control and organization of society
Mots-clés en anglais
Education
Mesoamerica
Mexica
Politc
Ritual
Resumé en anglais
This work presents the results of a systematic analysis of data concerning the official mexica educational institutions in the context of the Triple Aliance´s political hegemony established by the governing powers of Mexico-Tenochtitlan, Texcoco and Tacuba. The temple-schools administrated by the mexica were mainly responsible for transmitting the military and religious precepts in order to prepare individuals for state matters and official duties. The aim of this study was to demonstrate the fundamental importance of the educational system in mexica's social and political organization. The institutions known as the mexica temple-schools are viewed here as common ground in which perpassed religious, military and economical activities. The research was based upon the comparative analysis of XVI century chronicles, pictorial manuscripts and archaeological evidence.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MEAdrianaMadeira.pdf (4.71 Mbytes)
Date de Publication
2013-01-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.