• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.74.2008.tde-25032008-094134
Documento
Autor
Nome completo
Adriano Rogério Bruno Tech
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Pirassununga, 2008
Orientador
Banca examinadora
Costa, Ernane José Xavier (Presidente)
Carrer, Celso da Costa
Gonzalez, José Artur Quilici
Silva, Iran José Oliveira da
Vercik, Andrés
Título em português
Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para monitoramento e coleta de dados, baseado em conceitos de e-Science e Data Warehouse para aplicação na pecuária
Palavras-chave em português
Data Warehouse
e-Science
Interface
Monitoramento
Rede de sensores sem fio
Sistema de identificação
Resumo em português
Este trabalho estuda a viabilidade de um sistema de monitoramento e de coleta de dados através da WEB, com a construção de um e-Science Zootécnico. Foram desenvolvidos os sistemas, os meios de comunicação e monitoramento, além de um simulador de deslocamento, para otimização da distribuição de antenas e identificação dos animais. Os modelos Random Walk e Pseudo-Browniano foram utilizados para a implementação do simulador. O sistema de comunicação e o sistema gestor foram desenvolvidos e testados através de experimentos que permitiram a análise e a verificação de desempenho do sistema completo, intitulado de "e-LAFAC", que permite o controle integral do sistema, como a comunicação das estações fixas, com as estações móveis, através de uma rede de sensores sem fio. A metodologia utilizada no projeto, bem como os resultados obtidos, permitem concluir que, o objetivo de acompanhar e monitorar o animal durante um experimento, com coleta de dados telemétricos em tempo real e à distância, foi alcançado.
Título em inglês
Development of a computer tool for monitoring and data collecting, based in concepts of e-Science and Data Warehouse for the application in cattle breeding
Palavras-chave em inglês
Data Warehouse
e-Science
Identification system
Interface
Monitoring
Wireless sensor network
Resumo em inglês
This paper studies the viability of a system of monitoring and data collecting through the WEB, with the construction of a Zootechnic e-Science. The hardware systems, the electronic communication devices and monitoring protocols were developed, besides a dislocating simulator, for the improvement and distribution of the antennas and identification of the animals. The models Random Walk and Pseudo-Brownian Motion were used for the implementation of the simulator. The communication and management system were developed and tested through experiments that enable the analysis and evaluation of the performance of the complete system, called "e-LAFAC", that allows the complete control of the system, as well as the communication of the fixed stations with the movable stations through a wireless sensor network. The methodology used in the project, as well as the results, allow us to conclude that the objective of following and monitoring the animal during an experiment, with the telemetric data collection in real time was obtained.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
5574789.pdf (3.96 Mbytes)
Data de Publicação
2008-04-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.