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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.75.2009.tde-25082009-120447
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Cava Mori
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2009
Orientador
Banca examinadora
Curvelo, Antonio Aprigio da Silva (Presidente)
Rosa, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos
Pimenta, Selma Garrido
Título em português
Análise de experimentos que envolvem química presentes nos livros didáticos de ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental avaliados no PNLD/2007
Palavras-chave em português
experimentação no ensino
livros didáticos
Química - Ensino Fundamental
Resumo em português
Este trabalho analisa experimentos que envolvem transformações químicas propostos em livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os livros escolhidos foram aqueles avaliados no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2007. A análise enfatizou a caracterização do livro enquanto recurso didático com diversas funções nas situações de ensino e aprendizagem. Também considerou que a experimentação para o ensino de ciências pode ocorrer através de diversas modalidades. As 37 coleções avaliadas no PNLD/2007 (das quais 12 foram aprovadas nesta avaliação, estando atualmente em uso nas escolas públicas brasileiras) foram submetidas à Análise de Conteúdo, considerada um instrumento próprio para este tipo de estudo. Buscou-se, nestas coleções, pelas propostas de atividades experimentais (consideradas no sentido amplo, englobando também certas atividades práticas além de experimentos propriamente ditos) em que a ocorrência de transformações químicas (entendidas como interconversões de compostos) estivessem integradas aos procedimentos experimentais necessários para o desenvolvimento das atividades. A análise dos livros didáticos revelou a presença de 403 propostas de atividades, as quais foram classificadas quanto ao grau de participação exigido aos estudantes e quanto a seu relacionamento com o ensino da ciência química propriamente dita. Os resultados apontam para uma presença reduzida de atividades que exigem dos estudantes mais do que a montagem dos instrumentos, as observações/coletas de dados e a apresentação de conclusões. São raras as atividades em que os alunos são solicitados a planejarem experimentos e mais raras ainda as que valorizam a elaboração de hipóteses. Ainda, a maioria dos livros não integra estas atividades a um ensino elementar de Química, utilizando-as principalmente para o ensino de princípios gerais de alguns fenômenos da natureza. Apesar de em geral as obras não terem apresentado características suficientes para garantirem um adequado ensino de Química através de atividades experimentais, as coleções aprovadas no PNLD/2007 tiveram desempenho melhor. Assim, este trabalho evidencia que esta avaliação oficial é positiva por garantir que os melhores livros, pelo menos quanto a suas contribuições para um ensino experimental de ciências e de Química, estejam de fato chegando a seus públicos-alvos. No entanto, devido às próprias características dos livros, observou-se que esta contribuição positiva do PNLD é limitada, pois não impede a presença, nas salas de aula, de livros que abordem certos tópicos do currículo de modo inadequado. Estes resultados reforçam a importância dos docentes para a superação destes problemas, desde que façam um uso crítico dos livros didáticos nas situações em que os empreguem.
Título em inglês
Analysis of experiments involving Chemistry in science teaching textbooks for 1st to 4th grades of elementary school evaluated by PNLD - 2007
Palavras-chave em inglês
Chemistry - Elementary School
experiments for teaching
textbooks
Resumo em inglês
This work analyses experiments dealing with chemical transformations proposed in science teaching textbooks for 1st to 4th grades of elementary school. The textbooks chosen were that evaluated in the Brazilian Program of Textbooks (Programa Nacional do Livro Didático) - PNLD/2007. The analysis emphasizes the characterization of the textbooks as didactic resources with several functions on the teaching and learning practices. The analysis considered also that the experimentation in the science teaching may occurs through different approaches. The 37 collections evaluated in the PNLD/2007 (12 of them had been approved, presently distributed for the students of the Brazilian public schools) were submitted to a Content Analysis, considered as appropriated instrument for this kind of study. We sought, on these collections, for the proposals of experimental activities (considered in the broad meaning, including also some practical activities over the experiments strictly speaking) that considered the occurrence of chemical transformations (meant as interconversion of compounds) integrated to the experimental procedures necessary to the development of the activities. The analysis of the textbooks revealed the presence of 403 proposals which were classified considering the extent of participation required from the students for their execution and their relationship with the teaching of chemistry science strictly speaking. The results pointed out the presence of small number of activities that require the students more than the setting up equipments, observation and collection of data and writing the conclusions. There are rare the activities in which the students are asked to schedule the experiments and rarer those who value the proposal of hypotheses. The most of the books still do not integrate these activities to an elementary teaching of Chemistry, using them principally for the teaching of general aspects of some phenomena of the nature. In spite of in general the textbooks not to have presented sufficient characteristics to guarantee an appropriate teaching of Chemistry through experimental activities, the collections approved in the PNLD/2007 had better performance. So, this work shows up that this official evaluation is positive because of guaranteeing that the best books, at least as for their contributions for an experimental teaching of sciences and of Chemistry, are reaching in fact the students. However, due to the intrinsic characteristics of the books, it was noticed that this positive contribution of the PNLD is limited, since it does not avoid the presence, in the classroom, of books that present certain topics of the curriculum of unsuitable way. These results reinforce the importance of the teachers for the overcoming of these problems, since they do a critical use of the textbooks in the situations in which they employ them.
 
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RafaelCavaMoriR.pdf (9.38 Mbytes)
Data de Publicação
2009-08-26
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • MORI, Rafael Cava, e CURVELO, Antonio Aprigio da Silva. O grau de participação requerido dos estudantes em atividades experimentais de Química: uma análise dos livros de Ciências aprovados no PNLD/2007. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências [online], 2013, vol. 13, n. 1, p. 65-86. [acesso 2013-06-27]. Disponível em : <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/423>
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