• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2006.tde-11042007-115649
Document
Auteur
Nom complet
Gelson Ribeiro dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2006
Directeur
Jury
Queiroz, Salete Linhares (Président)
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Sargentini, Vanice Maria Oliveira
Titre en portugais
"O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação"
Mots-clés en portugais
artigo científico
ensino superior
química
Resumé en portugais
Artigos científicos constituem-se em uma rica fonte de material para trabalho no ensino superior. Atividades cuidadosamente planejadas com base em informações nele contidas oferecem aos estudantes a oportunidade de desenvolvimento de habilidades necessárias à carreira profissional, assim como o aperfeiçoamento do conhecimento em química. Este trabalho descreve uma proposta de ensino aplicada no primeiro ano de um curso de graduação em química. A atividade, baseada na utilização de artigos científicos, proporcionou aos estudantes o contato com a literatura primária da área de química tendo como principal objetivo o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação deste tipo de texto. Artigos científicos extraídos das revistas Química Nova e Eclética Química foram selecionados. Foram oferecidas aos estudantes orientações para a leitura e discussão dos artigos científicos e, em seguida, foi solicitada a produção de um texto (gênero livre) sobre o conteúdo do mesmo, que deveria ser direcionado a um leitor com as características de um calouro do curso de química. Os textos produzidos pelos estudantes foram analisados segundo a Análise de Discurso, linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi. Verificou-se que a estratégia adotada permitiu que a maioria dos estudantes manifestasse o seu entendimento sobre o conteúdo do artigo científico, apresentando em seu texto elementos com uma abordagem própria e desvinculada da forma e organização do artigo original.
Titre en anglais
"Scientific papers in the college chemistry teaching: developing reading and interpretation abilities"
Mots-clés en anglais
chemistry
college teaching
scientific article
Resumé en anglais
Scientific papers are a rich source of material for undergraduate work. Carefully designed assignments based on selected papers offer opportunities for students to develop skills needed by professional chemists and at the same time reinforce their chemical knowledge. This work describes a research journal assignment introduced into a scientific communication course. The assignment provided a method to acquaint students with the current chemical literature and the main goal is to develop students’ reading and interpretation abilities of this kind of material. Papers from the journals Química Nova and Eclética Química were chosen as the main material of this assignment. The students were provided with guidelines to critically read and discuss the research articles and were required to turn-in a written text (free genre) of what they had read, which would then be directed to a reader with the characteristics of a freshman chemistry student. The texts written by the students were analysed by Discourse Analysis, in its French orientation, as divulged by Eni Orlandi. It was concluded that the assignment enabled the majority of the students to express a great amount of personal reflection in the texts, showing their individual understanding in a different format and approach than what was read in the original paper.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-04-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.