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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2011.tde-11042011-163547
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Lino Teodoro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2011
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Salete Linhares (Presidente)
Maximiano, Flavio Antonio
Pipitone, Maria Angelica Penatti
Título em português
Aprendizagem cooperativa no ensino de química: investigando uma atividade didática elaborada no formato jigsaw
Palavras-chave em português
Jigsaw
Aprendizagem cooperativa
Ensino de química
Resumo em português
Desde o início da década de setenta, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países europeus e na América do Norte, entretanto no Brasil são ainda escassas as pesquisas dedicadas à temática, especialmente no ensino de Química.
A aprendizagem cooperativa apresenta como característica chave a sua natureza social, pois os estudantes interagem e compartilham suas ideias melhorando sua compreensão individual e mútua. Nesse contexto, aplicamos uma atividade didática de caráter cooperativo (formato jigsaw), em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em Química, na qual investigamos a dinâmica das interações estabelecidas entre os alunos, dentro dos seus respectivos grupos, a partir da análise das seguintes dimensões: funções da fala, processamento cognitivo e processamento social. Para tanto, nos baseamos no Modelo Analítico proposto por Kumpulainen e Mutanen. De forma complementar, analisamos as percepções dos alunos com relação à atividade.
As interações foram realizadas apresentando como predominante o processamento social do tipo colaborativo e os alunos fizeram uso das funções de fala de forma igualitária. Estas foram também marcadas pela presença do processamento cognitivo exploratório, que somado ao uso de funções de fala do tipo críticas, indicam que a atividade foi rica em possibilidades cognitivas.
Desta forma, as três dimensões analisadas sugerem que a atividade se mostrou efetiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de condições para aprendizagem cooperativa com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, sem, no entanto, comprometer o aprendizado de conteúdos da disciplina. As percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade. Ademais, os alunos destacaram a importância da sua realização para uma melhor resolução dos problemas propostos. Assim, acreditamos que atividades cooperativas, especialmente aquelas no formato jigsaw, podem ser realizadas com sucesso no ensino superior de Química, sendo relevantes para a formação dos graduandos.
Título em inglês
Cooperative learning in chemistry teaching: investigating a didactic activity elaborate on jigsaw format
Palavras-chave em inglês
Jigsaw
Chemistry teaching
Cooperative learning
Resumo em inglês
Since the beginning of the 70s, the discussion about ways of organization and effectiveness of learning activities based on cooperative learning has been growing in many European countries and in North America; however in Brazil, there is a dearth of studies on this topic, especially in chemistry teaching.
One of the key characteristics of cooperative learning is social nature since students interact and share their ideas increasing their individual and mutual comprehension. In this context, we applied a didactic activity based on cooperative learning principles (jigsaw format) in a scientific communication course offered to undergraduate chemistry students. Based on the analytic framework proposed by Kumpulainen and Mutanen, we investigated the dynamic of interactions among the students within the groups focusing on the following dimensions: cognitive processing, social processing, and verbal interactions. We also analyzed the students' perceptions related to this activity.
The major cognitive processing observed was interpretative, whereas the social processing was collaborative, which indicate that the activity was rich of cognitive possibilities. Therefore, the dimensions analyzed suggest that the activity was effective in cooperative learning perspective without compromising the learning of the course contents.
The students' perceptions indicated the success of the activity. Moreover, the students highlighted its importance to solve the problems proposed. In sum, we believe that cooperative activities, especially in the jigsaw format, can be effectively used in undergraduate chemistry teaching.
 
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DanielLinoTeodoro.pdf (1.54 Mbytes)
Data de Publicação
2011-06-21
 
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