• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2010.tde-26072010-101443
Documento
Autor
Nombre completo
Roberta Maura Calefi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2010
Director
Tribunal
Cavalheiro, Eder Tadeu Gomes (Presidente)
Abreu, Daniela Gonçalves de
Antunes, Patrícia Alexandra
Título en portugués
Ensino de química analítica qualitativa na graduação: sua importância e metodologias adotadas
Palabras clave en portugués
Ensino de química
Metodologia
Química analítica qualitativa
Resumen en portugués
Um estudo sobre alguns aspectos relacionados ao ensino de Química Analítica Qualitativa no Brasil é apresentado, com o objetivo de oferecer subsídios para discussão sobre a importância e as formas de se trabalhar o conteúdo dessa disciplina em nosso país. Inicialmente, foi feito um levantamento dos aspectos históricos da análise qualitativa, sua introdução e desenvolvimento no ensino superior brasileiro, com destaque ao seu introdutor, o Prof. Heinrich Rheinboldt, a autores nacionais que se ocuparam do assunto, como o Prof. Paschoal Senise (e seus seguidores) e às pesquisas desenvolvidas em nosso país, por Fritz Feigl. Também foi enviado um questionário com 11 perguntas sobre diversos aspectos da disciplina, dirigidas a 134 docentes responsáveis por ministrar Química Analítica Qualitativa em 75 Instituições de Ensino Superior, tanto públicas como particulares, abrangendo todo o território nacional. As questões tinham o objetivo de avaliar a importância dada à disciplina, seu conteúdo e formas de apresentação pelo país. Destes, apenas 20 responderam e suas respostas foram compiladas e analisadas sob diversos aspectos. Como última parte do trabalho foi feita uma resenha das principais metodologias de ensino experimental da Química Analítica Qualitativa, tendo como base os principais livros-texto, citados pelos professores no questionário. Também foram incluídas algumas propostas de metodologia nas quais se evita o uso do controverso sulfeto de hidrogênio. A principal conclusão é que há uma divergência profunda de opiniões sobre a apresentação da disciplina quanto à sua forma e carga horária, porém com certa convergência quanto ao conteúdo. Entretanto, a maioria dos professores que responderam ao questionário, concordou com a importância da disciplina na formação do estudante de química.
Título en inglés
The teaching of qualitative chemical analysis in the graduation: its importance and adopted methodologies
Palabras clave en inglés
Chemistry teaching
Methodology
Qualitative chemical analysis
Resumen en inglés
A study of some aspects considered relevant, concerning the teaching of Qualitative Chemical Analysis in Brazil is presented, looking for subsidy discussions on the importance and approaches of teaching this discipline. Initially historical aspects of the Qualitative Analysis as well as its introduction in our country is presented emphasizing its introducer Prof. Heinrich Rheinboldt and Brazilian authors that concerned on the subject as Prof. Paschoal Senise (and his students) and the research developed here by Fritz Feigl in the last century. A questionary with 11 questions about several aspects of the discipline was sent out to 134 teachers responsible by teaching Qualitative Chemical Analysis in 75 universities and colleges (state and private) all around the country. The questions had the goal of evaluating the importance attributed to the contents and didactical approach used in the discipline. Only 20 answers were received back and their contents were compiled and analyzed under several aspects. As the last part of the work a summary of the main experimental teaching approaches of Qualitative Chemical Analysis based on the text-books mostly cited in the answers to the questionary is presented together with some propositions from the literature that avoid the use of the controversial hydrogen sulphide. The main conclusion is that there is a deep divergence about how to present the contents of the discipline concerning the teaching approach and the time dedicated to the subject with certain agreement in relation to the contents. However, the majority of the teachers that attempt the questionary agreed with the importance of Qualitative Chemical Analysis in the formation of the chemistry student.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
RobertaMauraCalefiR.pdf (724.76 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-09-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.