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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.75.2019.tde-03102019-085835
Document
Auteur
Nom complet
Daniela Marques Alexandrino
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2019
Directeur
Jury
Queiroz, Salete Linhares (Président)
Bretones, Paulo Sergio
Nardi, Roberto
Rezende, Daisy de Brito
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Titre en portugais
Educação em Química no Brasil: o que nos revelam os anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (1982-2010)?
Mots-clés en portugais
educação em Química
ENEQ
produção acadêmica
Resumé en portugais
A produção acadêmica sobre a Educação em Química tem despertado interesse recorrente dos pesquisadores da área, no âmbito nacional e internacional. Neste estudo foram investigados 2542 resumos publicados entre 1982 e 2010 nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), com base nos seguintes descritores: ano de edição do evento; região geográfica; instituição de origem e categoria administrativa; e autoria. Os resumos apresentados nas décadas de 1980 e 1990 também foram analisados quanto ao: nível de escolaridade; aspectos metodológicos; e foco temático. Os resultados mostram o incremento da produção no período em questão, principalmente nas duas últimas edições, indicando a consolidação da área no país. No conjunto de trabalhos predomina a produção da USP, UFMG, UFRPE, UFG e ULBRA, sendo as quatro primeiras de categoria administrativa pública e a última do setor privado. Embora existam trabalhos provenientes de todas as regiões geográficas brasileiras, há uma concentração na região Sudeste. Em contraponto, os trabalhos provenientes da região Norte ainda são escassos, com poucos pesquisadores atuando com vigor e regularidade. Para a década de 1980, o nível de escolaridade privilegiado foi o Ensino Superior e não foram identificados trabalhos voltados para a Educação Infantil. Quanto aos aspectos metodológicos abordados, o mais recorrente foi o nível em que apenas ocorreu a descrição de trabalho executado, sem menção a coleta de dados. Os focos temáticos mais destacados, concentrando mais de 80% de toda a produção nesse período, foram: Recursos Didáticos; Questões Curriculares, Programas e Projetos; Ensino e Aprendizagem; Avaliação e Formação de Professores. Já na década de 1990, o nível de escolaridade privilegiado foi o Ensino Médio e foram identificados trabalhos voltados para todos os níveis de escolaridade, porém com baixa produção vinculada ao Ensino Fundamental e à Educação Infantil. Quanto aos aspectos metodológicos abordados, o mais recorrente também foi o nível em que apenas ocorreu a descrição de trabalho executado, sem menção a coleta de dados, porém foram desaparecendo ao longo do tempo aqueles trabalhos mencionados como ainda em andamento. Os seguintes focos temáticos concentraram mais de 80% de toda a produção nesse período: Recursos Didáticos; Ensino e Aprendizagem; Questões Curriculares, Programas e Projetos; Formação de Professores; e Formação de Conceitos. Durante todo o período analisado não foram encontrados trabalhos sobre os focos temáticos Diversidade e Educação Inclusiva. Diante do exposto, a presente pesquisa busca contribuir com a área de Educação em Química no país, fomentando, principalmente, inquietações quanto às temáticas em destaque e às que ainda foram pouco contempladas.
Titre en anglais
Chemistry Education in Brazil: what do the annals of the National Meeting on Chemistry Teaching reveal us?
Mots-clés en anglais
academic published work
chemistry education
ENEQ
Resumé en anglais
Academic work on Chemistry Education has aroused recurring interest from researchers in the field, both nationally and internationally. In this study, 2542 abstracts published from 1982 to 2010 were analyzed in the National Meeting on Chemistry Teaching (ENEQ in Portuguese) annals, based on the following descriptors: year the event was held; geographical region; home institution and administrative category; and authorship. Abstracts presented in the 1980s and 1990s were also analyzed in terms of: schooling level; methodological aspects; and thematic focus. The results show an increase in academic work in the period in question, mainly in the last two editions, indicating the consolidation of the area in Brazil. Published studies from USP, UFMG, UFRPE, UFG and ULBRA predominate in the set of works, in which the first four are from the public administrative category and the last one the private sector. Although there are studies from all over Brazil, there is a concentration in the Southeast region. In contrast, papers from the North of Brazil are still scarce as there are few active researchers who publish regularly. It was observed that in the 1980s, the level of privileged schooling was Higher Education and no studies focused on Early Childhood Education. Regarding the methodological aspects, the most recurrent was the level at which only the description of the work performed occurred, without mentioning the data collection. The main focus areas, concentrating more than 80% of all academic work in this period, were: Didactic Resources; Curricular Issues, Programs and Projects; Teaching and Learning; Evaluation and Teacher Training. In the 1990s, the level of privileged schooling was High School and work was identified for all levels of schooling, but not much work was published linked to Elementary Education and Early Childhood Education. Considering the methodological aspects, the most recurrent was the level at which only the description of the work performed occurred, without mentioning the data collection, but these studies mentioned as still in progress disappeared over time. The following thematic foci concentrated more than 80% of all academic work during this period: Didactic Resources; Teaching and Learning; Curricular Issues, Programs and Projects; Teacher Training; and Formation of Concepts. Throughout the analyzed period, no studies were found on the thematic focus: Diversity and Inclusive Education. In view of the above, this research seeks to contribute to the area of Chemistry Education in Brazil, mainly instigating concerns about the topics in focus and those that have still not been considered.
 
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Date de Publication
2019-10-16
 
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