• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.75.2017.tde-04082017-150313
Documento
Autor
Nome completo
Dulce Raquel Pereira Oliveira Pinheiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2017
Orientador
Banca examinadora
Vieira, Eny Maria (Presidente)
Assumpção, Priscila Cervini
Degrève, Glaucia Maria da Silva
Gambardella, Maria Teresa do Prado
Silva, Cibelle Celestino
Título em português
Programas computacionais como ferramentas socioculturais na formação inicial de professores de química: da aprendizagem de conceitos químicos à prática pedagógica
Palavras-chave em português
Ação mediada
Ensino de química
programas computacionais
Resumo em português
Este trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo como sujeitos de pesquisa alunos do curso de Licenciatura em Química. O objetivo foi investigar de que forma uma estratégia didática com o uso de programas computacionais pode contribuir para o aprendizado de conceitos relacionados a equilíbrio ácido-base e para a prática pedagógica de professores em formação inicial. Os programas computacionais e os conceitos químicos foram compreendidos como ferramentas socioculturais. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: 1) acompanhamento o projeto de Ensino de Química, 2) desenvolvimento e aplicação de um curso para os licenciandos e 3) proposta da inserção de um dos programas computacionais no Projeto de Ensino de Química pelos licenciandos. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental, fichas de atividade e videogravação. O Projeto Pedagógico do curso e os Planos de Ensino das disciplinas foram os documentos analisados na pesquisa. Os documentos e as transcrições das entrevistas e videogravações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva à luz da Teoria da Ação Mediada. Observou-se que uma metodologia que emprega recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de química desperta o interesse do licenciando e proporciona diferentes interações dialógicas, contribuindo para a significação de conceitos químicos e para a reflexão sobre a prática pedagógica da qual ele fará uso. Contudo, os dados apontam ainda que o Curso de Licenciatura em Química da UFAM tem contribuído pouco para proporcionar uma interação entre os programas computacionais e os licenciandos a ponto de estimulá-los a se apropriar dessas ferramentas culturais e a inseri-las em suas práticas de ensino.
Título em inglês
Computer programs as sociocultural tools in the beginning teachers' education of chemistry: from learning of chemistry concept to educational practice
Palavras-chave em inglês
Chemistry education
Computer programs
Mediated Action
Resumo em inglês
This thesis was developed in the Federal University of Amazonas (UFAM) and it had students of the Licentiate Degree in Chemistry as investigation subjects. The goal was to investigate how educational strategy using programs could contribute for learning concepts related to acid-base balance and for educational practice of early-career teachers. Programs and chemistry concepts were understood as sociocultural tools. The research was developed in three steps: 1) the follow-up of the Chemistry Education Plan, 2) the development and application of a course to licentiates and 3) the proposal to include one of the programs in the Chemistry Learning Project. Semi structured interviews, documental research, activity files and videorecordings were used as data collect tools. The Pedagogic Project and Subject's Education Plans were the analyzed documents in this thesis. The documents, the interview's transcriptions and the videorecordings were analyzed by the Discursive Textual Analysis according to the Mediated Action . It was observed that the employment of a methodology that uses technological resources in the chemistry teaching and learning process increases licentiates' interest and provides different dialogic interactions, contributing to reframe concepts and reflections about the educational practice that they will use. Data also show that the Licentiate Degree in Chemistry of UFAM has contributed little to provide an interaction between computer programs and licentiates so as to stimulate them to appropriate these cultural tools and to insert them into their teaching practices.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-08-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.