• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2013.tde-24022014-114947
Document
Auteur
Nom complet
Erik Ceschini Panighel Benedicto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2013
Directeur
Jury
Gambardella, Maria Teresa do Prado (Président)
Fernandes, José Artur Barroso
Arroio, Agnaldo
Titre en portugais
Humor no ensino de química
Mots-clés en portugais
ensino de química
humor
pesquisa-ação
Resumé en portugais
Desde a década de 80 o ensino de ciências sofreu diversas transformações. Se antes se buscava formar tecnicistas, hoje se busca formar cidadãos conscientes e críticos capazes de compreender e atuar no mundo em que vivem. Mas ainda hoje as disciplinas de ciências, como a química, são vistas como enfadonhas, difíceis e distantes da realidade, sendo necessário buscar métodos que possam alterar este quadro, como o caso do uso do humor no ensino, que apesar de ser visto com desconfiança, por razões históricas, têm apresentado bons resultados na literatura. Neste trabalho analisa-se o uso de recursos humorísticos, como tirinhas, músicas, vídeos e anedotas, no ensino de química, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, desde o preparo das aulas até as atividades avaliativas, através de uma pesquisa de natureza qualitativa com estratégia da pesquisa-ação. Os dados foram coletados mediante uso de questionários, entrevistas e observações e submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam que os alunos veem, na disciplina, potencial de se relacionar com o cotidiano, mas ainda assim a julgam com estereótipos tradicionalistas, e com isso anseiam por aulas que sejam diferentes das habituais. Dessa maneira, o uso dos recursos mencionados mostrou-se eficiente por dinamizar as aulas, promover interações sociais, despertar o interesse dos alunos, contextualizar o conteúdo exposto e trazer impactos positivos na memória dos estudantes. Por outro lado foi preciso cautela com o conteúdo humorístico utilizado, a frequência de utilização dos recursos e o controle da sala de aula. Foi possível também acompanhar a identificação de um perfil docente. E por fim destacar a importância da pesquisa-ação para aproximar a pesquisa e a sala de aula.
Titre en anglais
Humor in teaching chemistry
Mots-clés en anglais
action research
humor
teaching chemistry
Resumé en anglais
From the 80s to the present day science education has undergone several transformations. If before it was sought to form tecnicists today seeks to educate aware and critics citizens, who can understand and act in the world in which they live. But even science subjects such as chemistry, are seen as boring, difficult and far from reality, being necessary to find out methods that can change this situation, as the case of the use of humor in teaching, that despite being viewed with suspicion, for historical reasons, have shown good results in the literature. In this work we analyze the use of humorous resources, like strips, songs, videos and anecdotes, in teaching chemistry in a class of 1st year of high school, from the preparation of classes until the evaluation activities, through a survey qualitative research with action research strategy. Data were collected by use of questionnaires, interviews and observations and subjected to content analysis. The results indicate that students see the potential to relate chemistry to the everyday, but still judge it under traditionalists stereotypes, and thus crave for classes that are different from the usual. Thus, the use of resources was efficient for streamline classes, promote social interactions, arouse the interest of students, contextualize content exposed and have a positive impact in the minds of students. On the other hand, it was necessary caution with humorous content used, the frequency of use of resources and control of the classroom. It can also track the identification of a teacher profile. Finally highlight the importance of action research to approach the research and the classroom.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-06-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.