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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2009.tde-03092009-160440
Document
Auteur
Nom complet
Cláudia Alvarenga Marconi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Vita, Alvaro de (Président)
Onuki, Janina
Saraiva, José Flávio Sombra
Titre en portugais
Ética e política na escola inglesa de relações internacionais
Mots-clés en portugais
Escola Inglesa
Ética
Justiça internacional
Ordem internacional
Teoria política internacional
Resumé en portugais
A presente pesquisa pretende, de modo geral, analisar o quão sólida é a vertente normativa da Escola Inglesa das Relações Internacionais. Para tanto, em um primeiro momento é feita uma discussão acerca do lugar ocupado pela teoria política normativa na literatura de Relações Internacionais. Em seguida, são identificados os três grandes temas que unem os escritos tanto modernos quanto contemporâneos de teoria política internacional. O primeiro deles se refere à dicotomia inside/outside, o segundo tema trata da tensão particularista/universalista e o terceiro tema aponta para a diferenciação entre o sistema e a sociedade internacionais. Finalmente, a pesquisa busca nos escritos mais contemporâneos da EI as respostas para esses dilemas éticos e políticos, visando concluir se a vertente normativa dessa abordagem teórica de RI é suficientemente forte e capaz de tratar a tensão existente entre ordem e justiça nas relações internacionais.
Titre en anglais
Ethics and politics in the English School of international relations
Mots-clés en anglais
English School
Ethics
International justice
International order
International political theory
Resumé en anglais
The main objective of this research is to analyze how consistent is the normative wing of the English School of International Relations (IR). In order to reach such an objective, firstly, there is a debate about the place occupied by normative political theory in IR literature. Secondly, three main themes of both modern and contemporary writings of international political theory are identified. The first of them refers to the dichotomy inside/outside, the second one regards the tension particularism/universalism, and the third raises the difference between international system and international society. Finally, the research tries to find the answers to these ethical and political dilemmas mainly within the contemporary writings of the English School, aiming at concluding whether the normative wing of such a theoretical approach is sufficiently robust and able to deal with the tension between order and justice in international relations.
 
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Date de Publication
2009-09-03
 
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