• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-04032008-114202
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Mello, Leonel Itaussu de Almeida (Presidente)
Mathias, Suzeley Kalil
Oliveira, Eliézer Rizzo de
Oliveira, Flávio Rocha de
Soares, Samuel Alves
Título en portugués
Exército brasileiro: estrutura militar e ordenamento político 1984-2007
Palabras clave en portugués
Ameaças à segurança do Estado
Estrutura de Defesa de Exército Brasileiro
Missões das forças armadas
Nível de influência política na estruturação da Defesa
Pós-Guerra Fria
Pós-modernismo militar
Resumen en portugués
Ocorreram amplas transformações nos sistemas militares de diversos países no período pós- Guerra Fria. No Brasil, o Exército replanejou sua força militar terrestre após a guerra das Malvinas mediante a implantação de um sistema de planejamento estruturado. Atualizações constantes foram feitas, mas as suas linhas principais podem ainda serem encontradas na remodelagem das unidades, missões e estrutura. Mesmo com a criação do Ministério da Defesa, o elemento político de direção nacional pouco interferiu. Essa reestruturação não tem correspondência direta com o modelo do pós-modernismo militar estruturado por Charles Moskos e que sugeria a transformação de grandes exércitos de conscritos em pequenos exércitos tecnologizados, cumprindo missões diferentes das tradicionais guerras inter-estatais. O desafio dos estruturadores da força terrestre foi de administrar poucos recursos com muita criatividade, especializando número crescente de profissionais de guerra terrestre, alargando o escopo das missões sem abrir mão das tradicionais, tornando algumas organizações militares mais operacionais, produzindo um salto de qualidade, ainda que tudo isso se desse sem interesse e sem direcionamento político. A ausência de clara direção política das forças armadas produz imprecisões na formulação de estratégias e de missões criando, por exemplo, sobreposição de missões auto-atribuídas com as de outros órgãos de segurança do Estado.
Título en inglés
The Brazilian Army: military structure and policy planning 1984 - 2007
Palabras clave en inglés
armed forces missions
Brazilian Army Defense Structure
Political influence in the Defense Structure
Post-Cold War
Post-modernism military
State Security threats
Resumen en inglés
Broad transformations occurred in the military systems of many countries after the Cold War period. In Brazil , the Army re-dimensioned its military land forces after the Malvinas War when a planning system was structured and implemented. Despite of the continual changes the main lines can be found in the units remodeling, missions and structures. Even with the creation of the Ministry of Defense, the political elements interfered minimally. This restructuring has no direct connection with the post-modernist military model structured by Charles Moskos, which indicates the transformation of the big armies of recruited into the small technological armies with missions different from the traditional inter-state wars. The challenge for those involved in structuring the land forces was to creatively administrate the scarce resources to specialize land warfare professionals, broaden the number of missions without abandoning traditional missions and make military organizational even more operational attaining one leap of quality regardless of any political interest or guidance. The absence of clear political guidance of the armed forces can produce failures in the strategies and missions designs and this can produce, for example, overlaps of their own missions with those of other security organs of the State.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-06-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.