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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2010.tde-09022011-125526
Document
Auteur
Nom complet
Jean Gabriel Castro da Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Araujo, Cicero Romao Resende de (Président)
Florenzano, Modesto
Ostrensky, Eunice
Rossi, Miguel Angel
Silva, Ricardo Virgilino
Titre en portugais
Maquiavel e o trágico
Mots-clés en portugais
Liberdade
Maquiavel
Republicanismo
Trágico
Resumé en portugais
No Renascimento, o surgimento de um senso histórico que pensava os antigos em seus termos próprios, e a ideia de que seria preciso imitar os antigos, não resultaram em apenas uma posição humanista, qual seja, aquela tendência que foi predominante e que enfatizava o poder da liberdade humana sobre os caprichos da Fortuna. Também surgiu um ponto de vista trágico, no qual se insere Maquiavel e que possuirá importantes aspectos comuns com a recuperação do trágico entre os alemães do século XIX. O ponto de vista trágico levou Maquiavel a pensar a república como arena institucional-legal que permite um equilíbrio tenso e criativo entre forças sociais opostas, capaz de canalizar as ambições para o bem comum, fazendo com que a vitalidade expansiva dos cidadãos colabore para a vitalidade expansiva da república.
Titre en anglais
Machiavelli and the tragic
Mots-clés en anglais
Freedom
Machiavelli
Republicanism
Tragic
Resumé en anglais
In the Renaissance, the emergence both of a historical sense that made it possible to regard the Ancients according to their own standards, and of the notion that it would be necessary to emulate them resulted not only in a humanist attitude, i.e. the predominant disposition at that time, which emphasized the power of human freedom over the whims of Fortune. It also brought to light a tragic point of view, in which Machiavelli partakes, which will have important common traits with the retrieval of the tragic among the XIX century Germans. The tragic point of view lead Machiavelli to think the Republic as a legal-institutional arena which allows a taut and creative equilibrium between opposite social forces, capable of directing the aspirations for the common good, making the expansive vitality of the citizens collaborate with the expansive vitality of the Republic.
 
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Date de Publication
2011-02-09
 
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