• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-13032019-101713
Documento
Autor
Nome completo
Julia Tibiriça Diegues Gomes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Tible, Jean François Germain (Presidente)
Parra, Henrique Zoqui Martins
Telles, Vera da Silva
Título em português
Dimensões cibernéticas de colonialidade, controle e resistência na Palestina ocupada
Palavras-chave em português
Conflito árabe-israelense
Israel
Palestina
Tecnologias de controle
Tecnologias de informação e comunicação
Territórios Palestinos Ocupados
Resumo em português
A presente dissertação procurou investigar o fenômeno aqui identificado como digitalização da ocupação da Palestina contemporânea, por meio de reflexões analíticas e históricas sobre as técnicas e tecnologias de controle e monitoramento implantadas pelo que entendemos como um esforço colonial na Palestina contemporânea, tal como a intersecção dessas técnicas e tecnologias com a emergência do Estado de Israel como um nicho global high tech. Sustenta-se que o nomeado processo se dá, em primeiro lugar, em concordância com uma tendência de privatização do setor de segurança - também no que se refere a seu envolvimento nos Territórios Palestinos Ocupados (TPOs) - e, em segundo lugar, com uma narrativa de eficiência, precisão e higienização da guerra, correspondente a um movimento de desresponsabilização do Estado sobre a população nos TPOs e sobre as violações e abusos perpetrados sobre ela. Por fim, no contexto aparentemente contraditório entre a multiplicação das tecnologias de informação e comunicação e sua promessa de superação de fronteiras, e o endurecimento do controle da Ocupação, serão localizadas manifestações e possibilidades de resistência do povo palestino à consolidação das dimensões cibernéticas da colonização da Palestina.
Título em inglês
Cybernetic dimensiona of coloniality, control and resistance in Occupied Palestine
Palavras-chave em inglês
Arab-Israeli conflict
Control technologies
Information and communication technologies
Israel
Occupied Palestinian Territories
Palestine
Resumo em inglês
The present dissertation intended to investigate the phenomenon here identified as the digitalization of the occupation of contemporary Palestine, by means of analytical and historical reflexions regarding the techniques and technologies of control and surveillance implanted by what is hereby understood as a colonial effort in Palestinian territory, as well as the intersections of these techniques and technologies with the emergence of the State of Israel as a global high tech niche. It is understood that the referred process takes place, at first, in coherence with a privatization trend in the security sector - as well as its correspondence in the Occupied Palestinian Territories (OPT) - and, secondly, as a narrative of efficiency, precision and sanitation of war, corresponding with the outsourcing of responsibility over violations and abuses perpetrated against the Palestinian population. Finally, in the seemingly contradictory context between the multiplication of information technologies and its promise regarding borders overruns, and the hardening of the Occupations control mechanisms, we shall discuss the possibility of resistance manifestations, from the Palestinian people in face of the cybernetic dimensions of the colonization of Palestine.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-03-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.