• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-15022016-120350
Document
Auteur
Nom complet
Henrique Bosso da Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Singer, Andre Vitor (Président)
Braga Neto, Ruy Gomes
Esposito, Marilia Pontes
Titre en portugais
Entre o lulismo e o ceticismo: um estudo de caso com prounistas de São Paulo
Mots-clés en portugais
Classes sociais
Ensino superior
Ideologia
Lulismo
Partido dos trabalhadores
Prouni
Resumé en portugais
No ano de 2005, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início ao Programa Universidade para Todos (Prouni) com o propósito de abrir espaço para uma demanda reprimida de jovens de classes baixas no ensino superior. Através do programa, o governo passou a dar isenções fiscais às instituições de ensino superior (IES) privadas em troca da concessão de bolsas de estudo, beneficiando cerca de 1,4 milhão de pessoas até 2014. O Prouni está inserido no contexto do que André Singer chamou de lulismo, o pacto de governabilidade que permitiu a execução de reformas graduais com a inclusão de vastos contingentes da população no mercado formal de trabalho e no acesso ao consumo. No caso da educação, garantiu também a retomada do crescimento do setor privado estagnado naquele momento. Aliado às políticas públicas, o avanço do regime de acumulação flexível e sua demanda por um determinado tipo de mão de obra pouco qualificada e de baixa remuneração: 95% dos empregos criados entre 2003 e 2012 pagavam até 1,5 salário mínimo. Neste estudo de caso estendido, utilizou-se a abordagem etnográfica em uma grande universidade privada da cidade de São Paulo. Com alguns de seus alunos, a pesquisa acompanhou suas dinâmicas de vida, sua relação com a escola e com o trabalho e aspectos ideológicos que pudessem clarificar posições políticas, de modo que se chegou a dois grupos distintos de bolsistas do Prouni alunos de Pedagogia e da área de tecnologia que se mostraram como duas realidades singulares. No decorrer da pesquisa, eles se mostraram radicalmente diferentes em suas concepções e tiveram que se deparar com momentos determinantes em sua formação política, revelando, de um lado, uma categoria entre o projeto do trabalhadore o lulismo e, de outro, um setor dinâmico do capitalismo pós-fordista em que aspectos de negação da condição operária, tensão com as novas plataformas e um novo desafio para a manutenção do modo de regulação lulista se mostraram na ordem do dia.
Titre en anglais
Between lulism and skepticism: a case study with Prouni fellows of São Paulo
Mots-clés en anglais
Classes
Higher education
Ideology
Lulism
Prouni
University for all program
Workers party
Resumé en anglais
In 2005, the Luiz Inácio Lula da Silvaadministrationstarted the University for All Program (Prouni) in order to make room for a pent-up demand for lower classes of young people in higher education. Through the program, the government started to give tax breaks to the private institutions in exchange for granting scholarships, benefiting some 1.4 million people by 2014. The Prouni is inserted into the context of what André Singer called lulism, the governability pact that allowed the execution of gradual reforms with the inclusion of vast portions of the population in the formal labor market and access to consumption. In the case of education, also ensured the resumption of private sector growth stagnated at that time. Allied to public policies, the advancement of flexible accumulation regime and their demand for a particular kind of unskilled labor and low-paid: 95% of the jobs created between 2003 and 2012 were paying up to 1.5 minimum wage. This extended case study used the ethnographic approach in a large private university in São Paulo. With some of his students, the studyfollowed their dynamic life, his relationship with the school and the work and ideological aspects thatcould clarify political positions, so that was reached two distinct groups of Prouni Scholars that showed how two natural realities. During the research, they proved radically different in their conceptions and had to be faced with decisive moments in hispolitical formation, revealing on the one hand, a category between the workers projectand the lulism and on the other, a dynamic sector post-Fordist capitalism in which aspects of denial of the working condition, tension with the new platforms and a newchallenge for the maintenance of Lulas mode of regulation is shown on the agenda.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-02-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.