• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2024.tde-24072024-114848
Document
Auteur
Nom complet
Thais Fernandes Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Phillips, Jonathan Peter (Président)
Biderman, Ciro
Ferraro Junior, Vicente Giaccaglini
Titre en portugais
A política de isenção de tarifa no transporte público: uma análise política dos casos brasileiros
Mots-clés en portugais
Ciência política
Mobilidade urbana
Políticas públicas
Tarifa zero
Transporte público
Resumé en portugais
Este trabalho é uma análise dos motivos políticos de municípios brasileiros adotarem a política de isenção de tarifa no transporte público, mais conhecida como tarifa zero. Propõem-se neste trabalho uma análise de métodos mistos com dados de diversas fontes, incluindo características das cidades, das eleições e dos prefeitos, mas também dados qualitativos de entrevistas com os atores chaves de oito cidades com tarifa zero, e análise de texto dos programas de governo dos prefeitos. Os resultados das análises indicam que a tarifa zero no Brasil é uma política pouco planejada, apresenta mais aspectos de uma política social do que de mobilidade urbana, estando relacionada, em vários casos, à crise nas empresas de transporte proporcionada pelo modelo atual de cobrança de tarifas. Esse contexto representou uma janela de oportunidade para a implantação de uma política com bastante visibilidade e ganhos políticos em termos de popularidade e reeleição, especialmente em municípios com bons indicadores sócio-econômicos
Titre en anglais
The Fare-Free Public Policy: A Political Analysis of Brazilian Cases
Mots-clés en anglais
Fare-free.
Political science
Public policies
Public transportation
Urban mobility
Resumé en anglais
This work is an analysis of the political reasons for Brazilian municipalities to adopt the fare exemption policy on public transport, better known as Tarifa Zero. This work proposes a mixed methods analysis with data from different sources, including characteristics of cities, elections and mayors, but also qualitative data from interviews with key actors in eight fare free cities, and text analysis of the programs government of mayors. The results of the analyses indicate that Tarifa Zero in Brazil is not a planned policy. It exhibits more aspects of a social policy than urban mobility, often being linked, in several cases, to the crisis in transport companies caused by the current fare charging model. It represents a window of opportunity for the implementation of a policy with significant visibility and political gains in terms of popularity and re-election, especially in municipalities with good socio-economic indicators
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-07-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.