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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2024.tde-24072024-114848
Documento
Autor
Nome completo
Thais Fernandes Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Phillips, Jonathan Peter (Presidente)
Biderman, Ciro
Ferraro Junior, Vicente Giaccaglini
Título em português
A política de isenção de tarifa no transporte público: uma análise política dos casos brasileiros
Palavras-chave em português
Ciência política
Mobilidade urbana
Políticas públicas
Tarifa zero
Transporte público
Resumo em português
Este trabalho é uma análise dos motivos políticos de municípios brasileiros adotarem a política de isenção de tarifa no transporte público, mais conhecida como tarifa zero. Propõem-se neste trabalho uma análise de métodos mistos com dados de diversas fontes, incluindo características das cidades, das eleições e dos prefeitos, mas também dados qualitativos de entrevistas com os atores chaves de oito cidades com tarifa zero, e análise de texto dos programas de governo dos prefeitos. Os resultados das análises indicam que a tarifa zero no Brasil é uma política pouco planejada, apresenta mais aspectos de uma política social do que de mobilidade urbana, estando relacionada, em vários casos, à crise nas empresas de transporte proporcionada pelo modelo atual de cobrança de tarifas. Esse contexto representou uma janela de oportunidade para a implantação de uma política com bastante visibilidade e ganhos políticos em termos de popularidade e reeleição, especialmente em municípios com bons indicadores sócio-econômicos
Título em inglês
The Fare-Free Public Policy: A Political Analysis of Brazilian Cases
Palavras-chave em inglês
Fare-free.
Political science
Public policies
Public transportation
Urban mobility
Resumo em inglês
This work is an analysis of the political reasons for Brazilian municipalities to adopt the fare exemption policy on public transport, better known as Tarifa Zero. This work proposes a mixed methods analysis with data from different sources, including characteristics of cities, elections and mayors, but also qualitative data from interviews with key actors in eight fare free cities, and text analysis of the programs government of mayors. The results of the analyses indicate that Tarifa Zero in Brazil is not a planned policy. It exhibits more aspects of a social policy than urban mobility, often being linked, in several cases, to the crisis in transport companies caused by the current fare charging model. It represents a window of opportunity for the implementation of a policy with significant visibility and political gains in terms of popularity and re-election, especially in municipalities with good socio-economic indicators
 
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Data de Publicação
2024-07-24
 
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