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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2016.tde-09122016-151120
Documento
Autor
Nome completo
Joana Soares Marques
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Braga Neto, Ruy Gomes (Presidente)
Guimaraes, Nadya Araujo
Roncari, Luiz Dagobert de Aguirra
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Segnini, Liliana Rolfsen Petrilli
Título em português
Trabalhadores-artistas: cenas de trabalho, organização e ação coletiva no Brasil e Portugal
Palavras-chave em português
Ação coletiva
Coletivos de artistas
Emancipação social
Neoliberalismo
Precariado artístico
Resumo em português
Esta pesquisa pretende unir forças a outros trabalhos que, sob diferentes abordagens teóricas e empíricas, investigam formas alternativas de organização social e de produção, tomando como objeto os coletivos de trabalhadores-artistas no Brasil e em Portugal, com destaque para os coletivos teatrais. A noção de trabalhador-artista refere-se àqueles que têm consciência da sua condição de trabalhador e atuam estética e politicamente a partir dessa condição. Para compreender os sentidos desse coletivismo, utilizou-se uma estratégia metodológica que integrou a análise de fontes históricas, estatísticas e documentais, realização de um inquérito por questionário, entrevistas, observação participante e o aprofundamento de dois estudos empíricos. O coletivismo é analisado sob a dupla perspectiva das formas de organização coletiva da produção e das dinâmicas de ação coletiva, o que por sua vez se articula com o contexto geral das relações de trabalho e produção no neoliberalismo. A problematização de nossa abordagem situa-se entre o processo de precarização do trabalho, as estratégias de auto-organização e a transformação social emancipatória.
Título em inglês
Artist-workers: scenes of work, organization and collective action in Brazil and Portugal
Palavras-chave em inglês
Artist collectives
Artistic precariat
Collective action
Collectivism
Neoliberalism
Social emancipation
Resumo em inglês
This research intends to join forces with other works that, from different theoretical and empirical approaches, investigate alternative forms of social and production organization, taking as object the collectives of artist-workers in Brazil and Portugal, notably the theater collectives. The notion of artist-worker relates to those who are self-conscious of their condition as workers and act politically and aesthetically from that condition. In order to understand the meanings of this collectivism, the methodological strategy integrated the analysis of historical, statistical and documentary sources, conducting a survey, interviews, participant observation and the deepening of two empirical studies. Collectivism is envisaged under the double perspective of the forms of collective organization of production and the dynamics of collective action, which in turn relates to the general context of work and production relations within neoliberalism. Our issue lies between the process of work precariousness, self-organizing strategies and emancipatory social transformation.
 
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Data de Publicação
2016-12-09
 
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