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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-11052015-161821
Documento
Autor
Nome completo
Natalia Romanovski
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pinheiro Filho, Fernando Antonio (Presidente)
Augusto, Maria Helena Oliva
Pontes, Heloisa André
Título em português
Um grupo abstrato: cultura, geração e ambições modernas na revista Joaquim
Palavras-chave em português
Cultura paranaense
Intelectuais
Revista Joaquim
Revistas literárias do pós-guerra
Resumo em português
A pesquisa toma como objeto a revista literária Joaquim, editada em Curitiba entre 1946 e 1948. Procuramos entender as condições de possibilidade desse empreendimento intelectual e as características dos posicionamentos expressos na revista, em suas relações com as trajetórias dos principais colaboradores e com a posição que eles ocupavam no espaço intelectual paranaense e nacional. Primeiramente, caracterizamos o espaço intelectual paranaense, pensando as transformações pelas quais o estado passava em termos políticos, econômicos e sociais. Essas circunstâncias afetaram a posição de Curitiba e de suas elites tradicionais, e, em consequência, sua vida intelectual. Em seguida, mostramos como a revista se formou no seu núcleo principal de colaboradores estabelecidos em Curitiba. Suas colaborações estão relacionadas às suas trajetórias e às posições que ocupavam, o que se reflete em posicionamentos por vezes bastante variados. Por fim, buscamos analisar algumas das estratégias empregadas na revista, como as estratégias de divulgação e de autoidentificação em base geracional. Aqui, deve-se considerar a interlocução com os agentes e paradigmas dominantes, ligados ao modernismo dos centros nacionais e que colocavam os agentes numa relação de ambivalência sobre o seu pertencimento periférico. A análise das trajetórias e das estratégias revela diversos princípios operantes em um espaço intelectual em transformação no período do pós-guerra, com o processo de constituição de campos de produção cultural e a especialização dos produtores culturais, que por vezes concorria com o papel desses mesmos produtores enquanto intelectuais fortemente ligados ao campo do poder.
Título em inglês
An abstract group: culture, generation and modern ambitions in the literary magazine Joaquim
Palavras-chave em inglês
Culture in Paraná
Intellectuals
Literary magazines of the postwar period
Magazine Joaquim
Resumo em inglês
This research's main subject is the literary magazine Joaquim, published in Curitiba between 1946 and 1948. The aim is to understand the conditions of possibility of this intellectual enterprise and its characteristics, in relation to the trajectories of the main collaborators and the position they occupied in the local and in the national intellectual spaces. Firstly, we characterized the state of Paraná, considering the political, economic and social transformations the state was undergoing. These circumstances affected the position of Curitiba (the state's capital) and its traditional elites, hence its intellectual life. Then, we show how the magazine was formed in its main core of collaborators, established in Curitiba. Their collaborations and position-taking are related to their trajectories and the positions they occupied, which varies sometimes widely. Finally, we analyse some of the strategies which are present in the magazine, such as strategies for promotion and self-identification on a generational basis. Here, we must consider the exchanges with dominant agents and paradigms connected to the modernism of the national centres, fostering an ambivalence concerning the situation of Curitiba's peripheric cultural belonging. The trajectory and strategy analysis reveals some of the operating principles in the changing intellectual space of the postwar period, with the process of constitution of cultural production fields and the specialization of cultural producers, which sometimes competed with the role of these same producers as intellectuals strongly tied to the field of power.
 
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Data de Publicação
2015-05-11
 
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