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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-11052015-172456
Documento
Autor
Nome completo
Pedro de Cillo Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Garcia, Sylvia Gemignani (Presidente)
Grun, Roberto
Hey, Ana Paula Belém
Título em português
A produção de sentidos sobre inovação: estudo de caso sobre a Agência USP de Inovação
Palavras-chave em português
Agência USP de inovação
Inovação
Núcleo de inovação tecnológica
Política científica e tecnológica
Universidade de São Paulo
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um estudo de caso sobre a Agência USP de Inovação, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade de São Paulo, compreendendo o período que vai da abertura democrática nos anos 1980, quando se inicia o projeto de modernização da USP, até os dias atuais com o fortalecimento do debate sobre a inovação no interior das universidades e a obrigatoriedade dada pela Lei Federal nº 10.973 de 2004 de que toda universidade deve dispor de um NIT. O foco central está em entender quais são os sentidos de inovação que são implementados a partir do ambiente universitário. Com esse intuito, o trabalho procura: desenvolver um debate sobre o conceito de inovação e quais as suas interpretações possíveis; reconstruir o processo histórico que levou à criação da agência no ambiente universitário; realizar uma caracterização detalhada da agência e de suas atividades; e analisar os discursos e propriedades dos principais agentes que compõem o órgão em análise. Para tal, foram realizadas entrevistas com agentes que fizeram parte do grupo de trabalho responsável pela discussão da criação da agência, com membros dos conselhos da agência e com outros atores que tratam de inovação no ambiente universitário. As conclusões apontam para o fortalecimento da agência e de suas atividades no ambiente universitário nos últimos anos e para o entendimento de inovação como inovação tecnológica e/ou como invenção comercializada.
Título em inglês
The meaning production on innovation: case study of the USP Innovation Agency
Palavras-chave em inglês
Agência USP de Inovação
Innovation
Núcleo de inovação tecnológica
Science and technological policy
Universidade de São Paulo
Resumo em inglês
This thesis aims to develop a case study on the Agência USP de Inovação, the Núcleo de Inovação Tecnológica of University of São Paulo, comprising the period of democratic opening in the 1980s, when has started the project of modernization of USP, until nowadays with the strengthening of the debate on innovation within universities and the requirement given by the Federal Law nº 10,973 of 2004 that every university must have a NIT. The central focus is to understand what are the meanings of innovation that are implemented in the universities. Therefore, the work seeks to: develop a debate on the concept of innovation and their possible interpretations; reconstruct the historical process that led to the creation of the agency in the university; perform a detailed characterization of the agency and its activities; and analyze the discourses and properties of the main agents that were part of the organization. For that, were made interviews with agents who formed the working group responsible for discussing the creation of the agency, with members of agency councils and with other actors that deal with innovation in the university. The conclusions point to the strengthening of the agency and its activities in the university in recent years and for the understanding of innovation as technological innovation or as comercialized invention.
 
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Data de Publicação
2015-05-11
 
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