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Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Miguel Franco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Barros, Sergio Miceli Pessoa de (Presidente)
Caldeira, Teresa Pires do Rio
Carvalho, Maria Alice Rezende de
Jackson, Luiz Carlos
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Título em português
Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social
Palavras-chave em português
Flâneur
Pierre Bourdieu
Pixação
Revolução simbólica
Sgraffito
Resumo em português
Este doutorado apresenta a pixação como um fenômeno urbano, típico da cidade de São Paulo. Caracteriza-se pelo uso ortográfico da letra X (xis) na sua nomenclatura e de uma sociabilidade que amplia a rede de relações dos indivíduos, podendo expandir-se para a integralidade do território da metrópole. Além do estudo detalhado sobre o fenômeno em questão, compara os pixadores aos bandeirantes que iniciaram o reconhecimento do território do país nos primórdios do séc. XVI, partindo com as bandeiras das monções no rio Tietê, em Porto Feliz, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo. Esta pesquisa estuda um conjunto de pixadores, responsáveis por um movimento de conquista no campo da arte contemporânea. Situa-os em eventos internacionais na cidade de Paris, em França, e Berlim, na Alemanha, ao mesmo tempo em que faz um retrato dessas metrópoles modernas no século XIX. Como metodologia, este trabalho perpassa por uma etnografia atual de 7pixadores; dois já falecidos e uma mulher. Na etnografia dos entes presentes, o pesquisador contribuiu na expografia de suas obras de arte como curador, algumas transformadas em projetos e exposições. Acrescenta ainda um projeto de exposição para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ainda não realizado com os pixadores em questão. Com isso, consolidou a confiança e a reciprocidade, entre pesquisador e pesquisados, necessárias para a obtenção de informações privilegiadas, responsáveis pelo desenvolvimento deste trabalho. Em relação à etnografia da pixadora presente no doutorado, foi feita uma comparação entre a sua pixação e uma pintura do final do século XV, em Roma, do autor Caravaggio.
Título em inglês
Decoy in Contemporary Art: Pixação's fight against the field of Art; a social sculpture
Palavras-chave em inglês
Flâneur
Pierre Bourdieu
Pixação
Sgraffito
Symbolic revolution
Resumo em inglês
This doctorate presents pixação as an urban phenomenon that is typical of the city of São Paulo and is characterized by the spelling of the word with an x, as well as by a sociability that extends the network of relationships between individuals, with the possibility of expanding it to stretch over the entire metropolis. Beyond this formulation, the thesis also goes on to compare pixadores with the bandeirantes, 17th century Portuguese explorers who set out to settle much of country's territory, venturing out on river expeditions on Rio Tietê which departed from Porto Feliz, a town in the countryside of the state of São Paulo. This study follows pixadores as they seek to conquer the field of Contemporary Art, accompanying their exploits in two metropolises that were icons of 19th century modernity (Paris and Berlin) in international events that take place in the 21st century. The research is configured by an up-to-date ethnography of seven pixadores; one of them a woman, two of them deceased. In the ethnography of those who are still alive, the researcher contributes as a curator to exhibition projects of the pixadores artwork transformed into exhibitions. Furthermore, this text also includes a proposal for an exhibition in New York City featuring the pixadores included in the ethnography (this project that has not yet been carried out). This project feeds into the research by consolidating the trust and sense of reciprocity between the researcher and the subjects of the study, an approach that was key to the obtaining of confidential information. In the ethnography of the female pixadora, a comparison is made between pixação and a painting by Caravaggio at the end of the 16th century in Rome.
 
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Data de Publicação
2019-11-11
 
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