• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-12032010-135835
Documento
Autor
Nome completo
Maíra Muhringer Volpe
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Cardoso, Irene de Arruda Ribeiro (Presidente)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Garcia, Sylvia Gemignani
Título em português
S.O.S. - família e escola. Um estudo sobre a mediação dos 'especialistas da subjetividade' no processo educativo
Palavras-chave em português
Discurso
Escola.
Especialista
Família
Meios de comunicação
Resumo em português
O principal objetivo desta dissertação de Mestrado em Sociologia foi investigar a mediação dos "especialistas da subjetividade", tal como foram concebidos neste estudo, na relação entre pais e filhos e entre professores e alunos. O objeto da análise foram as produções de Rosely Sayão, Tania Zagury e Içami Tiba. A montagem de três recortes, elaborados a partir de outros contextos históricos brasileiros, recuperou a relação mediada pelo discurso científico-especializado entre os membros da família e entre os da escola, e permitiu o confronto com um novo tipo de mediação exercida na contemporaneidade. Assim, embora haja uma permanência no tempo desta relação mediada no processo educativo, ela assume contornos inéditos na sociedade atual, pois o "especialista" é imerso na lógica do planejamento de mercado, do marketing, da produção em larga escala e da circulação nos diferentes meios de comunicação. Tal "especialista" ganha, então, os contornos do "especialista da subjetividade".
Título em inglês
S.O.S. - Family and school a study on the mediation of the "experts of the subjectivity " no educational process.
Palavras-chave em inglês
Expert
Family
Media
School
Speech
Resumo em inglês
The main objective of this Sociology Master's Dissertation was to investigate the mediation of the "subjectivity specialists" - as conceived in this study - on the relation between parents and their children as well as between teachers and their students. The object of this analysis were the works of Rosely Sayão, Tania Zagury and Içami Tiba. The construction of three cuts, elaborated from another Brazilian historical contexts, recalled the mediated relation by the scientific-specialised discourse between the family members and between the school members, and allowed the confrontation with a new kind of mediation exerted in contemporaneity. So, although there is a permanence in time of this mediated relation at the educative process, it assumes unedited contours on contemporary society, because the "specialist" is immersed in the market, marketing, large scale production logic and circulation on the different means of communication planning. Such "specialist" acquires so, the contours of the "subjectivity specialist".
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-03-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.