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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2016.tde-12092016-120225
Document
Auteur
Nom complet
Lucas Marcelo Tomaz de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Pinheiro Filho, Fernando Antonio (Président)
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Vicente, Eduardo
Zan, Jose Roberto
Titre en portugais
Construção e autoconstrução de um mito: análise sociológica da trajetória artística de Raul Seixas
Mots-clés en portugais
Análise de trajetória
Campo musical na década de 70
Música popular
Raul Seixas
Rock
Resumé en portugais
Após sua morte, o interesse pela imagem e produção musical de Raul Seixas tem crescido bastante. Todos os dias 21 de agosto, o túmulo do cantor amanhece coberto de flores e manifestações públicas em sua homenagem se espalham pelo Brasil. Livros sobre ele são sucessivamente publicados enquanto projetos de filmes e discos fazem de sua imagem um bem econômico muito valorizado. Atentas a esse crescente interesse, diferentes áreas acadêmicas dedicaram a Raul Seixas uma série de teses e dissertações. No entanto, mesmo seduzindo um público considerável e pesquisas acadêmicas diversas, a trajetória de Raul Seixas ainda merece alguns cuidados analíticos. A ideia do mítico roqueiro rebelde nubla as recuperações biográficas feitas do cantor e pouco esclarece os mecanismos pelas quais Raul Seixas foi alçado a essa posição. Este trabalho vem lançar luz à trajetória do cantor e compositor Raul Seixas, analisando as posições assumidas por ele em diferentes estágios do campo musical brasileiro, para assim se entender as ferramentas com as quais ele negociou sua consagração. Para superar algumas ideias hoje encalacradas junto à imagem do cantor, realizou-se um mapeamento dos espaços sociais por onde ele transitou, das conjunturas pelas quais ele construiu sua carreira artística, a forma como ele foi avaliado pela crítica musical e a maneira como Raul Seixas se inseriu nos meios de comunicação.
Titre en anglais
Construction and selfconstruction of a myth: sociological analysis of Raul Seixas artistic career
Mots-clés en anglais
Musical field in the 70's
Popular music
Raul Seixas
Rock
Trajectory analysis
Resumé en anglais
After his death, interest for images and music productions of Raul Seixas has highly increased. Every year on August 21, the grave of the singer is covered of flowers and public demonstrations in his honour spread for all over the country. Books are successively published while movie projects and discs turn his image into a valued economical good. Aware of this increasing interest, different academic areas devoted to Raul Seixas lots of theses and dissertations. However, even reaching considerable fans and academic research, the trajectory of Raul Seixas still requires some extra time. The idea of mythical rebel rock star hides biographical recoveries of the singer and does not clarify why Raul Seixas was leaded to that position. This research intends to light the career paths of the singer and songwriter Raul Seixas, analyzing the positions taken by him at different stages of Brazilian music story, in order to understand the tools he used to get to his consecration. To overcome a few ideas now sticked to the singer's image, there is a mapping of social fields he has been through, the situations in which he built his artistic career, the way he was evaluated by music critics and how Raul Seixas was inserted by media.
 
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Date de Publication
2016-09-12
 
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