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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2013.tde-18122013-135814
Document
Auteur
Nom complet
Ana Carolina Silva Andrada
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Guimaraes, Nadya Araujo (Président)
Kirschbaum, Charles
Martes, Ana Cristina Braga
Titre en portugais
A organização do trabalho artístico a partir da construção de um campo de ação estratégica: o Teatro de Grupo paulistano e a Lei de Fomento ao Teatro
Mots-clés en portugais
Política cultural
Sociologia econômica
Teatro
Trabalho artístico
Resumé en portugais
Para se compreender a organização do trabalho artístico há que se levar em conta seus aspectos institucionais. As formas que as organizações artísticas tomam estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento desses campos de produção em artes. Nessa dissertação, tomo como objeto de interesse o campo da produção teatral paulistana conhecido como Teatro de Grupo. Argumento que a aprovação da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo em 2002 foi um importante ponto de inflexão na construção desse campo. Para explorar de que modo a lei permanece como um dos mecanismos centrais da organização dessa parcela da produção artística, foram coletados, por meio de pesquisa de campo e análise documental, dados e informações sobre os grupos que concorreram a essa verba de financiamento. Ao descrever os elementos que constituem esse campo de produção torna-se possível elucidar aspectos específicos da experiência de trabalho artístico dos indivíduos que compõem esses grupos teatrais da cidade.
Titre en anglais
The organization of the artistic labor from the construction of a field of strategic action: Teatro de Grupo from São Paulo and Lei de Fomento ao Teatro
Mots-clés en anglais
Artistic labor
Cultural policies
Economic sociology
Performing arts
Resumé en anglais
Institutional features must be taken into account in order to understand the organization of artistic labor. The shapes artistic organizations might take are closely related to the development of the artistic fields of production they pertain. This thesis focuses on a field of theatre production in São Paulo known as Teatro de grupo. I argue that the approval of a law called Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo in 2002 was a turning point towards this fields construction. Aiming to explore the ways by which this law continues to be one of the core mechanisms of this particular part of the artistic production, I gathered data on theater groups in the city through documental research and field work. Describing he elements that constitute this specific field elucidates the aspects of the labor experience of the artists who are part of these groups.
 
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Date de Publication
2013-12-18
 
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