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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2010.tde-20092010-172738
Document
Auteur
Nom complet
Eduardo Vilar Bonaldi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Garcia, Sylvia Gemignani (Président)
Grun, Roberto
Guimaraes, Nadya Araujo
Titre en portugais
O pequeno investidor na bolsa de valores: uma análise da ação e da cognição econômica
Mots-clés en portugais
Bolsa de valores
Pequeno investidor
Redes sociais e performatividade
Sociologia econômica
Resumé en portugais
A presente pesquisa tomou por objeto os investidores pessoa física no mercado de ações brasileiro. Este universo de investidores comumente denomina-se e é igualmente denominado - pelas demais instâncias e agentes do mercado financeiro como 'pequenos investidores', independentemente do capital de que dispõe para seus investimentos acionários, da experiência ou do conhecimento que possuem sobre a bolsa de valores. A pesquisa desenvolve uma análise sobre como fatores sociais, culturais e tecnológicos modelam, afetam e influenciam a ação e a cognição econômica neste universo particular de investidores. Onze entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com pequenos investidores, duas com profissionais que atuam na área de 'educação' do pequeno investidor, acompanhamos igualmente palestras e work-shops destinados a este público, bem como sites, fóruns de Internet e palestras virtuais frequentados por este público investidor. A análise deste material empírico conjugada ao estudo da bibliografia própria à área da Sociologia Econômica resultou na identificação e no estabelecimento de cinco instâncias de modelação da ação econômica, cinco espaços de mediação nos quais os indivíduos desenvolvem e exercem seus modos de operação prática neste mercado a partir de fatores ou dimensões sociais, culturais e tecnológicas. Estas cinco instâncias podem ser resumidas da seguinte maneira: 1. influência dos agentes e das iniciativas voltadas à educação do pequeno investidor em bolsa de valores, 2. o impacto das redes sociais para a operação prática dos pequenos investidores, 3. a conformação de estilos de operação e de tomada de riscos na bolsa ( grosso modo, 'conservadores' ou 'arrojados') a partir de identidades ou papeis sociais reivindicados e assumidos pelos pequenos investidores, 4. o papel de softwares e tecnologias que assessoram e equipam o pequeno investidor e, finalmente, 5. a constante associação entre o investimento em bolsa e o universo cultural dos jogos. Em oposição ao paradigma neoclássico das ciências econômicas, o estudo concluí que, em suas tentativas de cálculos e maximizações racionais, os indivíduos não são unidades auto-referenciadas e/ou auto-suficientes, ao contrário, seus cálculos e maximizações são constituídos a partir de fatores ou dimensões sociais, culturais e tecnológicas.
Titre en anglais
The amateur investor in the stock market: a social analysis on the economic agency
Mots-clés en anglais
Amateur investor
Economic sociology
Social networks and performativity
Stock market
Resumé en anglais
The present research centers its focus upon the natural person that trades stocks in the Brazilian stock market. This universe of investors is generally acknowledged as 'small investors', regardless to the capital one has for stock investment, his experience or knowledge about the stock exchange. The research carries out an analysis on the social, cultural and technological factors that shape, affect and influence the economic agency among such investors. Eleven semi-structured interviews with small investors and two interviews with professionals that work on the education of these investors have been conducted. Moreover, I have attended several work-shops dedicated to this investment public, as well as analyzed sites, electronic forums and virtual lectures aimed at this public. The investigation of this empirical data associated to the study of the economic sociology bibliography have brought about the identification of five mediation spaces, through which small investors shape their concrete modes of economic agency on social, cultural and technological grounds. These five mediation spaces may be summed up as it follows: 1. the influence of educational initiatives and agents on small investors, 2. the impact of social networks on the economic agencies of such investors, 3. the shaping of investment styles ( either 'conservative' or 'aggressive') based on social identities and roles these investors vindicate, 4. the impact of technologies and softwares that ground the economic agencies of small investors and, finally, 5. the constant association between stock investment and the cultural universe of games among this universe of investors. As a conclusion, opposed to the orthodox financial economics, we argue that economic agency is a complex process along which individuals shape their rational calculations according to social, cultural and technological factors or dimensions.
 
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Date de Publication
2010-10-18
 
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