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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2019.tde-22022019-185023
Documento
Autor
Nombre completo
Laysmara Carneiro Edoardo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Arruda, Maria Arminda do Nascimento (Presidente)
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Melo, Isabelle Anchieta de
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Silva, Angelo José da
Título en portugués
Diários públicos: Facebook, imagens e a ficcionalização do cotidiano
Palabras clave en portugués
Estetização
Facebook
Fetichização do sujeito-mercadoria
Imagem
Valor
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como orientação principal o debate sobre o lugar do Facebook como um monopólio comunicacional e suas possíveis consequências. Está organizada em quatro aproximações que, relacionadas, respondem a questão da afinidade entre imagens, dramatização e produção de valor na fórmula comunicacional disponibilizada aos usuários pela plataforma, fazendo com que a realidade individual e coletiva passe por um filtro tecnologicamente mediado, e que seja apreendida e (auto)reflexionada por intermédio dessas relações. De tal maneira, a abordagem do problema e a proposta analítica passam pela relação da imagem com o eu, a ficção, a própria imagem e o suposto estatuto de imortalidade. Como resultado, por meio do fetichismo metodológico, a tese debate diferentes camadas narrativas da decorrente ficcionalização da vida, passando pela (1) produção de si; à (2) incursão de si na realidade e sua interpretação; à (3) produção dos fatos e a transformação da realidade em registro; ao (4) mercado de imagens e pessoas.
Título en inglés
Public Diaries: Facebook, images and everyday fictionalization
Palabras clave en inglés
Aesthetization
Facebook
Image
Selfhood-commodity fetichism
Value
Resumen en inglés
This research has focused primarily the debate on the place of Facebook as a communicational monopoly and its possible consequences. It is organized in four approaches that, related, answer the question of the affinity between images, dramatization and production of value in the communicational formula made available to the users by the platform, causing the individual and collective reality to pass through a technologically mediated filter, and that is apprehended and (self) reflected through these relations. In such a way, the approach of the problem and the analytical proposal go through the relation of the image with the self, the fiction, the own image and the supposed status of immortality. As a result, through methodological fetishism, the thesis discusses different narrative layers of the resulting fictionalization of life, from the (1) production of self; to (2) incursion of oneself in reality and its interpretation; the (3) production of facts and the transformation of reality into ledger; and the (4) market of images and people.
 
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Fecha de Publicación
2019-02-22
 
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