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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.8.2014.tde-03032015-121613
Document
Author
Full name
Natália Giosa Fujita
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2014
Supervisor
Committee
Suzuki, Marcio (President)
Ferraz, Marcus Sacrini Ayres
Moutinho, Luiz Damon Santos
Pinto, Débora Cristina Morato
Ramos, Silvana de Souza
Title in Portuguese
A união do corpo e da alma n'A estrutura do comportamento
Keywords in Portuguese
Behaviorismo
Comportamento
Corpo
Corpo e alma
Gestalt
Lacan
Merleau-Ponty
Neurofisiologia
Psicanálise
Psicologia da Gestalt
Abstract in Portuguese
Procuramos mostrar como a primeira das teses doutorais de Merleau-Ponty, A Estrutura do Comportamento, torna possível o retorno ao problema clássico da união do corpo e da alma, uma vez que, ao mesmo tempo em que faz a crítica do empirismo mecanicista que embasa as tentativas científicas (da neurofisiologia e da psicologia) de dar conta da vida orgânica e do comportamento, descobre nas descrições destes fenômenos um meio original em relação ao para-si suposto pelo criticismo como explicação e fundamentação última do conhecimento e limite para o que se pode dizer sobre o ser. Procuramos ademais sugerir as limitações do quadro conceitual em que o corpo e suas realizações, dentre as quais especialmente a percepção, podem voltar a desempenhar um papel decisivo na interrogação filosófica, em especial pela ênfase, a nosso ver excessiva, que o autor faz recair sobre a articulação entre símbolo e verdade e pela falta de descrição positiva da articulação entre as formas chamadas inferiores do comportamento ligadas ao instinto, à vida orgânica e a uma temporalidade circular - e o nível simbólico remetido à verdade, à liberdade e à História
Title in English
The union of body and soul in The Structure of Behavior
Keywords in English
Behavior
Behaviorism
Body
Body and soul
Gestalt
Gestalt psychology
Lacan
Merleau-Ponty
Neurophysiology
Psychoanalysis
Abstract in English
We try to show how Merleau-Ponty's first doctoral thesis, The Structure of Behavior, allows for a comeback of the classical problem of the union of body and soul, once it criticizes the mechanicist empirism founding the scientific attempts (from neurophysiology and psychology) to explain the organic life and behavior, while unearthing in those fenomena a milieu that differs from the transcendental self embedded in criticism as a final explanation and foundation of knowledge, and as the limit to what one can say about being. We also try to point out to the limits of such conceptual framework, in which body and its performances, specially perception, may again play a crucial role in philosophical investigation, in particular because of excessive emphasis placed upon the connection between symbol and truth, and for a lack of positive description of the articulation between the so-called inferior forms of behavior connected to instincts, organic life and circular time and the symbolic level related to truth, freedom and History
 
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Publishing Date
2015-03-03
 
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