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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2014.tde-05052014-122458
Documento
Autor
Nome completo
Maria Edivania Vicente dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Chaui, Marilena de Souza (Presidente)
Cabral, Isabel Maria Matos Dias Caldeira
Muchail, Salma Tannus
Ramos, Silvana de Souza
Silva, Franklin Leopoldo e
Título em português
Arte e verdade: ecos de um entrelaçamento
Palavras-chave em português
Abertura
Arte
Merleau-Ponty
Mundo
Verdade
Resumo em português
A tese versa sobre o problema da verdade em Merleau-Ponty e sua oposição à verdade como adequação, portanto, à ontologia clássica dualista e, nesta via, sobre a arte como acesso à verdade, no percurso desencadeado pelo filósofo, e o que daí decorre em relação à instituição de uma ontologia. A arte, pois, como expressão da trama do ser por dentro - não imitação, re-apresentação ou fuga e, neste sentido, testemunho e rebento de uma reversibilidade irredutível (do expresso e da expressão, do signo e do sentido, do corpo e do espírito, de mim e de outrem, da palavra e do silêncio) no que toca à experiência do ser. Traços estes que circunscrevem a verdade no crivo da abertura e da coexistência e, com isto, do inacabamento da linguagem, da ação e do pensamento, compreendida, em última instância, como coesão sem conceito e, deste modo, não adequação. Com este foco, voltamo-nos inicialmente para a reformulação do problema da verdade nos termos de uma efetiva conduta interrogativa cujo solo é a existência enquanto jogo de imanência e transcendência; em seguida, para a ontologia da obra de arte e a intersecção com a filosofia e, deste modo, para a expressão inacabada da verdade; e, por fim, para o mundo sensível e, neste sentido, para a verdade na instância pré-reflexiva.
Título em inglês
Art and truth: echoes from an interlacing
Palavras-chave em inglês
Art
Merleau-Ponty
Openness
Truth
World
Resumo em inglês
This thesis deals with the problem of truth in Merleau-Ponty and his opposition to truth as adequacy, therefore, to the classical dualist ontology and, in this way, to art as access to the path opened up by the philosopher and what comes out from this in relation to the institution of an ontology. Hence, art as expression of the being´s weave inside itself not imitation or reapresentation or flight and, in that sense, a proof and a bud of an irreducible reversibility (of what is expressed and the expression, the sign and the meaning, the body and the spirit, the self and the other, the word and the silence) as far as the experience of the being is concerned. These traces circumscribe truth in the riddle of openness and coexistence and so the unfinishiment of language, of action and thought understood, in the last instance, as cohesion without concept and, in that way, no adequacy. On this view, we turn away initially towards the reformulation of the problem of truth in terms of an effective interrogative conduct whose ground is existence while a game of immanence and transcendancy; besides, of the ontology of the work of art and the intersection with philosophy and therefore the unfinished expression of truth; and, at last, to the sensitive world and, in that sense, to truth in the pre-reflective instance.
 
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Data de Publicação
2014-05-22
 
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